O lucro inexistente #Ibovespa

 


O filme AIR: A História por trás do Logo revela a inacreditável parceria entre o então novato Michael Jordan e o incipiente departamento de basquete da Nike, um verdadeiro divisor de águas no mundo dos esportes e da cultura contemporânea com a marca Air Jordan. Esta história retrata a arriscada aposta que definiu a trajetória de um time nada convencional, e o fenômeno das quadras que se tornaria o maior jogador de basquete todos os tempos.

Por que esse assunto poderia interessar o Mosca? Porque um outro jogador de renome no basquete internacional, Magic Johnson, recebeu uma proposta da Nike que recusou. Nick Maggiulli comenta o que aconteceu em seu site Of Dollars And Data.

Vi recentemente uma entrevista de Magic Johnson onde ele fala sobre uma das escolhas financeiras mais importantes de sua carreira. Depois de vencer o campeonato da NBA em 1980, Johnson recebeu ofertas de patrocínio da Converse, Adidas e Nike. Enquanto a Converse oferecia mais dinheiro, Phil Knight, o chefe da Nike, disse a Johnson que, em vez de dinheiro, ele poderia lhe dar ações da Nike.

Johnson, sem saber muito sobre ações na época, aceitou o negócio da Converse. Afinal, o que vale é o dinheiro.

Mas, quando Johnson divulgou os números anos depois, ele percebeu que as ações da Nike que ele recusou valeriam quase US$ 5 bilhões hoje, ou 8x seu patrimônio líquido atual:

A história de Johnson é familiar para qualquer um que já vendeu uma ação cedo demais ou perdeu uma oportunidade que em seguida teve um crescimento explosivo.

Cometi esse erro há muitos anos, quando comprei apenas 1 Bitcoin a US$ 8 mil (para depois vender metade a US$ 52 mil). Eu "sabia" que deveria ter comprado mais, mas não comprei. Você provavelmente tem uma história de "o investimento que perdeu" também.

No entanto, estou aqui para dizer que esse tipo de pensamento é uma miragem. É pura fantasia. Porque  a maneira como você pensa que as coisas teriam acontecido não é a maneira como elas realmente teriam acontecido. Como você imagina uma experiência é um exercício teórico. É uma simulação mental do seu passado. Mas, a forma como você vive essa experiência em tempo real tende a produzir resultados muito diferentes.

Por exemplo, imagine que eu poderia voltar os relógios para 2020 e comprar 10 Bitcoin (em vez do 1 que eu comprei) a US$ 8.000 cada. Dado que vendi metade das minhas participações em Bitcoin a US$ 52.000 em 2021, isso significa que meu "erro" de não comprar mais Bitcoin me custou US$ 198.000 em ganhos realizados [4,5 Bitcoin*($52k-$8k)] e US$ 76.500 em ganhos não realizados [[4,5 Bitcoin*($25k-$8k)] que eu teria até hoje. São US$ 275 mil que eu perdi.

Mas, este sou eu olhando para trás hoje com retrospectiva perfeita. Não é real.

Você sabe o que realmente teria acontecido se eu tivesse comprado 10 Bitcoin em 2020 a US$ 8.000? Eu teria vendido tudo isso quando atingiu US$ 16.000 no final de 2020. Afinal, por que não travar um ganho de US$ 100 mil em poucos meses? Teria sido uma irresponsabilidade eu não o vender.

Então, meu erro não é de US$ 275 mil, mas mais próximo de US$ 75 mil (na melhor das hipóteses). Na realidade, eu provavelmente teria vendido ainda mais cedo do que US $ 16.000. Toda essa volatilidade teria me expulsado muito antes de eu ter um ganho de seis dígitos.

É fácil imaginar como teria sido nossa vida financeira se tivéssemos vendido isso ou comprado aquilo. Mas, quando você passa pelos movimentos de vivê-lo, verá que as coisas não sairiam necessariamente como planejado.

Isso vale tanto para você quanto para Magic Johnson. Johnson vê seu acordo com a Nike como um erro de US$ 5 bilhões. No entanto, até onde sabemos, ele poderia ter vendido parte (ou todas) de suas ações da Nike bem antes de valer US$ 5 bilhões. Se não para pagar por seu estilo de vida, então possivelmente por causa da volatilidade de preços da Nike.

Johnson só pode imaginar aceitar o acordo com a Nike hoje porque sabe que a Nike se deu bem. Mas ele não saberia disso naquela época. Ele está amaldiçoado pelo privilégio do conhecimento.

Podemos demonstrar isso visualmente, imaginando o preço das ações da Nike (desdobrado-ajustado) do final de 1980 até hoje com uma taxa de crescimento linear constante:




É assim que Johnson pode imaginar como teria sido segurar a Nike de 1980 até agora. Basta navegar tranquilamente até US$ 5 bilhões.

Mas, isso não é de jeito nenhum o que parecia em tempo real. Abaixo está um gráfico do preço real das ações da Nike durante este período de tempo, com o crescimento imaginado (do gráfico anterior) incluído também:



Como você pode ver, o caminho para mais de US$ 100 por ação não foi tão reto e estreito.

Na verdade, quando traçamos as quedas no preço das ações da Nike desde 1980, vemos que seu preço foi cortado pela metade em quatro ocasiões separadas:



Agora coloque-se no lugar de Johnson e imagine que você aceitou o acordo com a Nike em 1980. Em quatro anos, seu precioso patrimônio do ainda não lendário Phil Knight caiu 40% e mais de 70% de suas máximas históricas. Pense em como isso se impactaria. Imagine a dúvida que você teria sobre seu próprio julgamento e o futuro da Nike. Claro que você deveria ter feito o negócio da Converse. O que você estava pensando?

Este experimento mental demonstra como é fácil fantasiar sobre o dinheiro que você poderia ter ganho. Mas, aplica-se a todas as facetas da sua vida também. Aquele trabalho que você deveria ter feito? Aquela pessoa com quem você deveria ter se casado? São todas decisões que você esterilizou seletivamente para se adequar à sua ideia de perfeição.

Infelizmente, ao fazer isso, você arrancou toda a rica complexidade da vida. Você tirou os altos e baixos e os substituiu por uma linha reta. Mas, como você sabe, não é assim que a vida funciona. A vida é cheia de desafios, riscos e volatilidade. No entanto, viver no passado remove tudo isso. Ela suaviza as arestas da existência até que a existência deixe de existir.

A ironia em tudo isso é que Magic Johnson deveria ser a última pessoa na Terra a se arrepender de não ter aceitado o acordo com a Nike. Alguns anos depois de contrair o HIV no início dos anos 1990 (quando o HIV/AIDS era muito mais letal), Johnson conseguiu iniciar  um tratamento experimental com drogas um ano e meio antes de entrar em uso generalizado. Sem esse tratamento, quem sabe se Johnson ainda estaria aqui hoje.

Isso me lembra um tweet recente que vi de Morgan Housel:

A má sorte é fácil de identificar quando você falha e a boa sorte é fácil de ignorar quando você tem sucesso.

É por isso que você nunca deve olhar para o caminho não percorrido. Porque esse caminho nunca leva onde você acha que deveria.

Essas situações comentadas por Nick me remetem à postura com que se deve encarar um investimento em mercados que possue cotações diárias. Vou mencionar a forma que eu me comporto.

Acredito que o divisor de águas na minha vida financeira aconteceu quando comecei a usar análise técnica, onde se impõe uma disciplina de entrada e principalmente de saída. Como é baseada em estatística, a decisão é muito mais “fria”. Ao contrário da análise fundamentalista, a sua opinião só vale para identificar o padrão do gráfico, daí em diante é mais mecânico o que se pode esperar. Se o padrão escolhido foi correto, basta seguir os parâmetros; se foi errado, seu ativo será executado, originando uma perda calculada ex-ante.

Feita essa explanação. eu encaro qualquer investimento de forma temporal: começa e termina, depois passo para outro. Não posso ficar me lamentando por um ativo que continuou subindo depois de eu ter vendido, eu usei o limite do mais provável – existe uma forma de atuar assim, atualizando os stop loss a cada máxima atingida, mas algum dia será liquidado. Nem tampouco lamentar não ter comprado um ativo que acabou subindo, mas que não tinha uma formação gráfica que assim indicasse – pode ser que a entrada seja feita mais adiante quando ficar mais claro.

Notem que nesse método a decisão não depende da minha opinião pessoal. Isso não elimina a possibilidade de alguém ter uma ideia ou avaliação e eu nem ouvir. A diferença é que antes de executar a ideia tem que passar pelo crivo técnico, se for positivo ótimo, se for negativo, não entro.

Ficar lamentando sobre decisões que deveriam ter sido tomadas depois do fato ocorrer não te leva a nada; ao contrário, só traz angústia e raiva sem nenhum valor instrutivo. Deixe suas opiniões para discussões ou debates; não para decisões de investimento, essas últimas só os gráficos podem ajudar.

No post depois-não-adianta-chorar fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” Estaria tudo em ordem para o Ibovespa ter uma oportunidade na compra não fosse a alta destacada no retângulo, que ocorreu em 3 ondas. Se são 3 ondas não se trata de movimento direcional, mas sim de uma correção1. Sendo assim, só me resta esperar” ...




Se na semana passada eu estava em dúvida, agora estou mais ainda. Uma congestão ocorreu onde parece estar se formando um triangulo, e triângulo não se espera nesse momento para a formação que eu estou trabalhando. Do ponto de vista técnico, a alta que imaginei estar se formando me remete a uma correção. Sendo assim, se poderia esperar novas quedas abaixo de 114 mil. Fui buscar alternativas que trabalhei alguns meses atrás e vou compartilhar com vocês a seguir.




Nessa hipótese se pode esperar uma alta marginal entre 119,5 mil / 121, 0 mil, conforme destacado com o símbolo, para em seguida um movimento de queda levando a bolsa a 93 mil no final deste ano. Só depois disso se poderia esperar uma alta.

Acredito que essa situação exemplifica bem o que comentei no início do post. Estou há algumas semanas desejoso de entrar na bolsa – quase entrei! Naturalmente poderia ter um viés de olhar o gráfico buscando essa direção, “aceitando” movimentos díspares como exceções. Porém, as observações desprovidas de opiniões começaram a me indicar o contrário, e estou aqui aventando a hipótese de talvez vender o Ibovespa, o que seria muito difícil de fazer usando o fundamento.

Amanhã não haverá publicação do Mosca voltando na sexta-feira.

O SP500 fechou a 4.465, com queda de 0,69%; o USDBRL a R$ 4,9840, com alta de 0,34%; o EURUSD a 1,0724, sem variação; e o ouro a U$ 1.916, com queda de 0,48%.

Fique ligado!

Comentários

Postar um comentário