Você acredita em conto de Fadas?

 

Esse é o título de um artigo de Anatole Kalestky, da Gavekal, no site Project Syndicate. Vale lembrar que o articulista, durante décadas, sempre teve uma visão construtiva sobre a economia e o mercado de ações e mais recentemente mudou radicalmente de opinião.

Você acredita em conto de fadas? Se sim, você provavelmente poderia ganhar um bom dinheiro hoje em dia como trader financeiro ou ganhar poder e prestígio como banqueiro central. Enquanto a inflação anual nos Estados Unidos, na zona do euro e nos Estados Unidos e na Inglaterra disparou para máximas de 40 anos e provavelmente atingirá dois dígitos após o verão, os mercados financeiros e os bancos centrais parecem confiantes de que a guerra contra a alta dos preços terminará no Natal e que as taxas de juros começarão a cair próxima primavera. Se isso acontecer, a economia mundial em breve retornará à situação financeira de condições perfeitas de Cachinhos Dourados, conto de fadas que encantou investidores na última década: nem muito quente nem muito frio, e sempre ideal para os lucros. O otimismo dos investidores pode ser visto nos trilhões de dólares apostados recentemente em três apostas de mercado intimamente relacionadas. Os mercados monetários estão agora a prever que os juros dos EUA atingirão um pico abaixo de 3,5% em janeiro de 2023 e depois diminuirão a partir do próximo abril para cerca de 2,5% no início de 2024. Os mercados de títulos estão precificados para que a inflação dos EUA despenque de 9,1% hoje para apenas 2,8% em dezembro de 2023. E os mercados de ações supõem que a desaceleração econômica que causa essa desinflação sem precedentes será leve o suficiente para que os lucros corporativos dos EUA aumentem 9% em 2023 a partir dos recordes deste ano.

Os banqueiros centrais estão mais nervosos do que os investidores, mas são tranquilizados por seus modelos econômicos, que ainda se baseiam em versões atualizadas da “hipótese das expectativas racionais” que falhou tão miseravelmente na crise financeira global de 2008. Esses modelos assumem que as expectativas de inflação baixa são a chave para manutenção da estabilidade de preços. Os banqueiros centrais, portanto, veem expectativas de inflação “bem ancoradas” como evidência de que suas políticas estão funcionando.

Quando os bancos centrais e os mercados seguem um ao outro, é provável que ambos se percam pelo caminho. Mas isso explica apenas em parte a disposição dos mercados financeiros de apostar contra advertências de comentaristas eminentes como Larry Summers, Mohamed El-Erian, Jim O'Neill e Nouriel Roubini sobre um retorno à estagflação ao estilo dos anos 1970.

Acabei de passar três meses viajando pelo mundo para discutir com centenas de investidores profissionais por que também mudei para uma perspectiva de baixa, após uma década de otimismo panglossiano sobre os mercados financeiros. Essas discussões me convenceram de que a confiança dos investidores de hoje baseia-se em quatro falácias, ou pelo menos vieses cognitivos.

O primeiro viés cognitivo é minimizar e desafiar a geopolítica — uma visão resumida da instrução lendária de Nathan Rothschild nas Guerras Napoleônicas para “comprar ao som de canhões.” Investidores profissionais se orgulham de negociar contra os investidores de varejo em pânico que vendem seus ativos por causa de guerras. Essa abordagem contrária muitas vezes provou ser correta, embora com uma exceção. A guerra de outubro de 1973 entre Israel e uma coalizão de estados árabes liderada pelo Egito e pela Síria transformou permanentemente a economia mundial de uma forma que arruinou uma geração de investidores superconfiantes. Eles minimizaram os eventos que lembram assustadoramente os de hoje: um choque de energia, um aumento na inflação após um longo período de expansão monetária e fiscal, e perplexidade entre os formuladores de políticas que simultaneamente enfrentavam alta inflação e aumento do desemprego.

Tirar a Rússia, um dos maiores produtores mundiais de energia e muitos outras commodities, fora dos mercados globais, desencadeou um choque de oferta que é pelo menos tão grave como o embargo de petróleo árabe de 1973-74 e durará anos. Restaurar a estabilidade de preços exigirá, portanto, uma restrição na demanda de longo prazo suficientemente forte para corresponder à redução da oferta de commodities. Isso implica um aumento nos juros americanos para taxas de 5%, 6% ou 7% em vez do pico de 3,4% hoje supostos por investidores e bancos centrais. No entanto, o reflexo pavloviano dos investidores é minimizar essa agitação e concentrar-se, em vez disso, em pequenos ajustes na política monetária dos EUA. (destaque meu)

Essa postura reflete um segundo viés cognitivo, sintetizado no adágio dos investidores “a tendência é sua amiga”, o que implica que as mudanças nos movimentos econômicos e indicadores como inflação, desemprego ou taxas de juros são mais importantes do que seus níveis. Muitos investidores acreditam que as condições monetárias se tornaram muito apertadas porque os bancos centrais aumentaram as taxas de juros em incrementos de 0,75 pontos percentuais em vez dos habituais 0,25 pontos percentuais, apesar do fato de que as taxas ainda são muito mais baixas do que em qualquer ciclo de aperto anterior.

Da mesma forma, os investidores parecem não se incomodar com a inflação acima de 9% porque eles esperam que caia para “apenas” 7% até dezembro. Mas as empresas e os trabalhadores na economia real ainda verão os preços subindo no ritmo mais rápido em décadas, o que está fadado a influir nas estratégias de preços corporativos e nas negociações de salários para 2023.

Tal conclusão parece óbvia – exceto para operadores financeiros sujeitos a um terceiro viés cognitivo: “Não lute contra o Fed”. Este ditado favorito do mercado afirma que uma vez que o banco central dos EUA leva a sério o alcance de um objetivo, como uma meta de inflação, os investidores devem sempre presumir que ela vai conseguir o que quer.

Isso faz sentido quando o Fed está genuinamente preparado para fazer o que for preciso para atingir seus objetivos, por exemplo, claramente perseguir a inflação baixa, independentemente do efeito sobre o desemprego, os mercados de ações e os custos do serviço da dívida. Mas o Fed de hoje está tão focado em expectativas de inflação “bem ancoradas” que está bastante relaxado sobre dados “retrospectivos” que continuam mostrando os preços subindo muito mais rápido do que a maioria das empresas e trabalhadores já viu.

Isso leva a um viés final: a maioria das pessoas acham difícil imaginar eventos que nunca aconteceram em suas vidas. Para muitos investidores e formuladores de políticas, a inflação teimosamente alta se enquadra nessa categoria. A sabedoria do mercado expressa esse preconceito com o ditado de que “não há novas épocas”.

Mas novas épocas acontecem, como o mundo aprendeu dolorosamente em 1973. E hoje em dia a interação da Rússia e da COVID-19 com a expansão monetária e fiscal criou condições sem precedentes que garantem que o período que se avizinha será muito diferente dos últimos 40 anos.

A questão é se a nova era que agora desponta será dominada, pela primeira vez numa geração, pelo crescimento de preços persistentemente rápido; ou se, pela primeira vez na história, superaremos sem dor uma crise inflacionária com juros reais negativos e sem os danos colaterais de uma grande recessão. Os mercados e os bancos centrais esperam com confiança uma nova época despreocupada. Se eles estiverem certos, todos nós podemos viver felizes para sempre.

Um conteúdo forte! Anatole expressa uma crítica generalizada a todos os bancos centrais (e mercados) que não estão levando a sério as consequências do choque principalmente das comodities, pois na sua visão este perdurará por muito tempo. Não tenho opinião formada sobre o futuro da economia, tanto que venho verificando incongruência em diversos indicadores; observado o gráfico de juros de 10 anos numa perspectiva de longo prazo, porém, não é descabido imaginar que possam chegar a 5%, 6% ou 7% (e até mais que isso). No curto prazo, minha projeção é que a taxa está a caminho de atingir 3,8% a.a.



Mas saberemos no futuro se Anatole estava certo em suas predições — se acertar, será um gênio e paparicado por toda imprensa; se errar, vou transcrever uma citação de um relator sobre esse momento “Erra e ninguém se lembra, exceto talvez você, naquelas noites escuras da alma quando está olhando desolado no espelho, percebendo que você é uma fraude e que não tem nada que ficar falando a outras pessoas como investir o dinheiro delas, e deveria ter ido para a faculdade de direito como seus pais queriam que você fizesse o tempo todo”.

Amanhã será publicado o CPI – índice de inflação, do mês de julho. Nas projeções do banco Morgan Stanley, é esperado 0,2% no índice cheio e 0,5% no core que exclui combustíveis e alimentos. O índice esse mês foi fortemente impactado pela queda do preço do petróleo.



Acredito que o mercado está posicionado para um resultado mais benigno da inflação e, se o número for ruim, o conto de fadas que Anatole cita terá um final fora do padrão.

No post fogo-e-querosene-não-combinam, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...” Para que vocês saibam como estou trabalhando, o gráfico a seguir deveria guiar meus passos. Ainda é cedo para estabelecer níveis de entrada, mas pretendo dar uma sugestão de compra na onda (ii) em azul cujo patamar teórico seria 3.940” ...


O SP500 continuou subindo e agora se encontra próximo da definição (ou já está nela) de qual cenário vai ocorrer. Como venho enfatizando, embora minha visão mais provável seja de alta do índice, existe uma possibilidade de que ocorram novas quedas.

No gráfico a seguir, frisei com a linha rosa o que se poderia esperar no curto prazo, quando a onda (iii) terminar (se já não terminou). Uma retração pequena com 3 ondas, que daria espaço para mais uma alta que levaria o SP500 a 4.500. Caso isso se confirme, pretendo sugerir uma compra num nível que será melhor definido.



Já o cenário onde mais uma queda estaria nas cartas, o nível para que isso ocorra está muito próximo (ou também já ocorreu), ao redor de 4.240 conforme apontado no gráfico abaixo. Usando a mesma coloração rosa, após completar a onda V em laranja, um movimento de queda mais expressivo ocorreria, sendo que o final deveria acontecer em 3.566. Devo notar que a confiança nesse nível ainda é muito baixa.


Os gestores mais profissionais como os hedge funds e especuladores continuam com uma enorme posição vendida no SP500; mesmo com a alta que ocorreu nos últimos 2 meses, continuam aumentando essa posição, e para eles só serve o segundo cenário acima, pois no primeiro teriam que recomprar essas posições com um prejuízo considerável.

O SP500 fechou a 4.122, com queda de 0,43%; o USDBRL a R$ 5,1267, com alta de 0,29%; o EURUSD a € 1,0212, com alta de 0,17%; e o ouro a U$ 1.794, com alta de 0,33%.

Fique ligado!

Comentários

  1. o Roubini acertou uma vez (em 2008)... depois errou todas, sempre prevendo catástrofes... qualquer dia ele acerta novamente..... certo??

    ResponderExcluir

Postar um comentário