Menos é mais #nasdaq100



Ao envelhecer algumas caraterísticas comuns a todos se tornam presentes, eu noto que o silencio é uma delas, é muito prazeroso passear pela manhã com meu cachorro nos finais de semana. Outra característica é a simplicidade, busco fugir de coisas complicadas e isso vale para todos os campos como a elaboração de seu portfólio, nada de fundos ou operações mirabolantes.

Fiquei pensando neste aspecto e tenho a impressão de que essa forma de agir é fruto das inúmeras experiencias negativas que na maioria das vezes envolvia algo mais elaborado, sendo assim, implica que na verdade essa atitude é a busca de algo melhor e não mais simples como parece.

Nós 10 anos de existência do Mosca insisto no uso de ETF para a parcela de risco ao invés de fundos. Imagino que durante esse tempo em que me acompanha o leitor mais antigo, teve chance de observar ou vivenciar alguma dessas situações. Se não teve ainda vai ter. Bem Carlson publicou em seu site A Wealth Of Common Sense um artigo comentando sobre a forma como administra seu portfólio cujo título já diz tudo “sem graça é o melhor em investimentos”



Quanto mais excitante foi a sua carteira, pior será o seu desempenho neste mercado em baixa.

As velhas ações blue chip do Dow que pagam dividendos e têm fluxos de caixa estáveis estão esmagando as ações lideradas pela inovação que têm mais potencial do que os lucros em 2022.

Isso está em contraste com os dias FOMOFear of Missing Out -de 2020 e 2021, quando parecia que o único lugar para colocar seu dinheiro era o mais inebriante dos investimentos.

O filósofo francês Blaise Pascal escreveu certa vez: "Todos os problemas da humanidade derivam da incapacidade do homem de se sentar em silêncio em uma sala sozinho".

O jogo de palavras do investidor aqui seria: "Todos os problemas de portfólio decorrem da incapacidade do investidor de manter uma alocação de ativos velha e chata".

Investir com sucesso deve ser chato. Deve ser de natureza a longo prazo. Requer paciência, disciplina e a capacidade de ignorar a loucura das multidões.

Mas você não pode se gabar de ser chato para seus amigos e colegas de trabalho. Ninguém escreve perfis brilhantes sobre pessoas normais que diligentemente economizam e investem seu dinheiro suado, mantêm os custos no mínimo e mantêm o curso.

Isso não é sexy.

Sexy é SPACs, ações de memes, IPOs e quantias de dinheiro que mudam a vida em um curto período de tempo.

Por que esperar décadas para construir riqueza quando você testemunhou alguém fazer isso da noite para o dia?

Não estou tentando ser um careta aqui.

É claro que é mais fácil exaltar as virtudes de um estilo de investimento mais monótono agora que todo o lixo especulativo caiu.

Embora, no auge do boom especulativo de ações / Robinhood / day -trading / cripto no início de 2021, eu escrevi um artigo chamado It's OK to Build Wealth Slowly.

Eu gostaria de poder dizer-lhe que o post foi uma chamada de timing de mercado brilhante ou indicador de sentimento contrário, mas não é isso que era. Esse post foi um auto lembrete para manter minha inteligência sobre mim em um momento em que parecia que todos os outros estavam ganhando dinheiro fácil.

Meu portfólio é bem sem graça. A maior parte do nosso patrimônio líquido reside em fundos de índice e ETFs de baixo custo. Também temos uma parte decente do nosso patrimônio líquido atrelado em imóveis.

Você nunca vai ficar rico da noite para o dia investindo em fundos de índice ou habitação.

Mas os fundos de índice não têm um ego.

Eles nunca vão devolver seu dinheiro para passar mais tempo com sua família.

Os fundos de índice não verão seu desempenho impactado por passar por um divórcio desagradável.

Eles não cometerão fraudes contra você ou fecharão suas retiradas ou transferirão seu dinheiro de uma empresa para a outra para cobrir perdas cometidas por erros.

Você nunca vai ser pego em um Esquema Ponzi investindo em um fundo de índice total do mercado de ações.

Não me entenda mal, eu não me importo de adicionar um pouco de excitação à mistura para arriscar um pouco.

Eu fui mais longe na curva de risco com uma parte dos meus investimentos ao longo dos anos. Eu investi em imóveis, um punhado de plataformas de investimento alternativas, algumas start-ups de fintech e criptomoedas.

Mas eu só invisto nessas outras classes de ativos depois que meu plano de previdência foi maximizado. E algum dinheiro vai para a minha conta poupança de emergência. E os 529 planos e contas de investimento automatizadas para as crianças são cobertos. E só depois disso que eu coloquei dinheiro em uma conta de corretagem.

É só depois que todos esses baldes chatos e responsáveis estiverem cheios é que eu assumirei algum risco extra com qualquer tipo de investimento fora do mundo mundano.

Uma alta taxa de poupança combinada com um monte de investimentos chatos, de baixo custo e eficientes em termos fiscais é a margem de segurança que eu precisava antes mesmo de considerar um perfil de investimento mais arriscado.

Todo mundo tem um apetite diferente por risco. E até mesmo as coisas chatas podem explodir de vez em quando. O mercado de ações obviamente não está imune a grandes perdas.

Mas uma das minhas maiores conclusões depois de quase 20 anos de trabalho nos mercados é que a sobrevivência é uma qualidade subestimada para o sucesso. (destaque meu)

Eu vi muitos gestores de portfólio, fundos, investimentos da moda e estratégias explodirem ao longo dos anos.

Há algo a ser dito para seguir diligentemente uma estratégia que é durável o suficiente para sobreviver a muitos tipos diferentes de ambientes de mercado.

Eu não acho que seja possível que 99% da população ativa invista exclusivamente em coisas interessantes o tempo todo.

Coisas interessantes nem sempre funcionam.

Você precisa das coisas chatas como lastro em seu portfólio, porque as coisas chatas sempre voltam em grande estilo.

Quando as coisas chatas não funcionam, geralmente significa baixo desempenho.

Quando as coisas emocionantes não funcionam, você pode perder todo o seu dinheiro.

Bem Carlson fez um relato de sua vida financeira pincelando pontos importantes que ocorrem durante um período longo de investimento. Para o leitor que esteja iniciando tenho quase certeza de que serão envolvidos (ou já foram!) em algumas das situações mencionadas. Posso dizer que mesmo eu, macaco velho, me deixo seduzir por algo que não tem um bom risco x retorno. E essas experiencias são como quando você toma um porre e passa algum tempo na privada tentando vomitar e jura que nuca mais vai beber assim. Ahammm ...!

Lembrem-se que investir é uma longa jornada e não uma grande tacada, você deve sobreviver no longo prazo. Menos é mais!

No post a-prova-do-pudim externei dois cenários opostos sobre a nasdaq100, embora no curto prazo ambas podem acarretar uma alta: ... “No caso de uma nova queda, a nasdaq100 ainda teria um caminho de alta até três possíveis níveis: 12.000/12.300/12.800 todos esses números aproximados” ... ...” Caso a mínima tenha sido atingida, poderíamos esperar um movimento de 5 ondas, conforme o traçado em verde a seguir, sendo incialmente um objetivo de 12.750. Em seguida, a complementação de uma retração e finalmente rumando para a onda 5” ...



Decidi me arriscar em uma posição na compra com um stop loss muito curto, e caso seja bem-sucedido, mas a frente decidimos as proteções se a opção de queda entrar em voga. Para executar, e nessas situações, se baseia em janelas menores como a de 15 minutos a seguir. Eu não gosto muito de fazer isso, mas nesse caso não tem outra forma. A entrada foi a 11.577 exatamente no limite apontado no retângulo amarelo, com stop loss 11.519 conforme indicado abaixo.



Quero deixar bem claro que caso seja executado o stop loss a única coisa que poderei afirmar é que não foi um bom ponto de entrada, não significado que a alta foi abortada ou que a queda começou, tudo depende de como ocorrer. Na verdade, essa onda ii verde poderá recuar a qualquer nível apontado dentro do retângulo.


O SP5500 fechou a 3.965, com alta de 0,48%; o USDBRL a 5,3827, com queda de 0,34%; o EURUSD a 1,0324, com queda de 0,35%; e o ouro a U$ 3.971, com alta de 0,42%.

Fique ligado!

Comentários