A prova do Pudim #nasdaq100

 

O blog de hoje foi escrito pelo meu associado Alberto Dwek e veio num momento oportuno. Com a divulgação dos dados de inflação que vieram abaixo das expectativas, o mercado acabou dando mais credibilidade ao Fed. Ainda é cedo para qualquer comemoração, supondo que a inflação está contida e rumando aos níveis desejados pela autoridade monetária, mas pelo menos não se pode desprezar o trabalho do Fed.

Internamente, o mercado ficou profundamente decepcionado com a fala do Lula. Algo que chama a atenção na sua campanha presidencial foi que nunca comentou o período em que Dilma era presidente — e vejam, foram seis longos anos. Muito se comentou que foi para não assumir os erros, mas agora fico em dúvida se já não tinha intenção de continuar com as experiências denominadas de MNE — Nova Matriz Econômica —algo que se provou 100% um desastre.

Ao chamar Mantega – eu achei que nunca mais teria que escutar seu nome no governo – e outros, Lula mostra claramente que vai no caminho do PT ao invés do centro, enganando todo mundo que achava o contrário — o que não é de surpreender, dado seu caráter.

Nota: encontrei hoje um leitor que levantou a hipótese de que toda essa fala foi um balão de ensaio para mostrar aos radicais que suas ideias levariam o país à bancarrota. Espero que seja verdade, e se for isso vamos saber em breve.

O que mais chamou minha atenção foram algumas citações como “é preciso mudar alguns conceitos neste país, considerando investimentos alguns recursos que são vistos como gastos”. Como assim? Esses conceitos são econômicos e não usados exclusivamente no Brasil. Depois, ao saber que o mercado tinha reagido mal: “o mercado fica nervoso à toa”.

Parece que ele se colocou acima do nível declarado por Bolsonaro “Deus acima de Tudo” passa a ser agora “Lula acima de tudo” — como se pudesse impor sua vontade ao mercado e não está preocupado com as repercussões. Queria lembrar o que ocorreu recentemente na Inglaterra quando a primeira-ministra resolveu inventar.

A lua-de-mel nem começou e os que acreditam num Lula de Centro estão pedindo o cancelamento do casamento. Espero que Lara Resende e Persio Arida não sejam usados como isca e pulem fora logo desse barco. Imagino eles conversando com Mantega! Bem, deixemos a política de lado e vamos ao assunto de hoje.

“The proof of the pudding is in the eating” [A prova do pudim está em comê-lo] é provérbio inglês antigo, e o pudim, na época, tinha mais a ver com um chouriço que com o doce que conhecemos. Basicamente, o ditado significa que uma receita, ou belas palavras ou apresentações, não significam nada diante do resultado da execução — a chamada prova do pudim.

Ou, como me disse uma vez um veterano jogador de pôquer, “jogador tem medo de carta, não tem medo de ficha”, ou seja, blefes e apostas exageradas são tão comuns que é só mostrando o jogo de cada um que sabemos quem ganhou.

No duelo entre o mercado e o Fed dos últimos meses, a última cartada parece ter mostrado que não era o banqueiro central que estava blefando, e aparentemente suas cartas indicam que pode ganhar de muito jogo bom dos adversários. Ao mesmo tempo, ainda há muitos jogadores que parecem não ter entendido o que está acontecendo e continuam colocando mais fichas na tentativa de peitar o Fed.

O autor e investidor Howard Lindzon escreveu um artigo onde comenta a ação do Fed e a indefectível Cathie Wood, que não liga para as perdas monumentais causadas por sua estratégia e continua vendendo seus sonhos aos incautos.

 O Fed me odeia...e a Cathie Wood nos odeia todos

 O Fed aumentou os juros mais 75 pontos.

“Não dá para peitar o Fed”, é só o que posso dizer e fazer, então continuo a fugir das ações e a comprar títulos de um ano que hoje estão rendendo 4,8%.

Hoje (4 de novembro) o mercado está subindo ainda que o número dos empregos esteja muito alto. O Fed está aumentando os juros para desacelerar a economia, então um número alto para os empregos não é mesmo o que os altistas estão precisando.

Pouquíssima coisa faz sentido para mim neste momento, então vou compartilhar este gráfico do S&P que está me perturbando. Estiquei a rolagem das médias móveis para mostrar como essa venda maciça é rara e como os mercados parecem estar em uma posição tecnicamente perigosa.


O que eu vejo aqui é que as ações precisam começar uma alta bem forte exatamente agora, para que essas médias móveis de longo prazo virem rápido para cima. Nas últimas duas vezes que essas médias móveis longas se cruzaram, um monte de coisas dolorosas aconteceu com os preços.

E falando de coisas mais esquisitas...Cathie Wood se juntou com o aplicativo Titan (financiado por todo tipo de capital de risco, incluindo o A16z) para lançar seu fundo de investimento junto a investidores individuais, cobrando 4% em comissões anuais. É a mesma Cathie Wood que foi a queridinha da mídia e hoje já perdeu 75% no valor de seu principal fundo.

Recebi a “oferta”, e já espalhei que não gostei e que acho um sinal de que as ações de tecnologia não chegaram ao fundo do poço se produtos como esse ainda estão sendo vendidos ao público. Eis o e-mail

Olá Howard,

Queria lhe dizer que agora podemos oferecer aos clientes do Titan a oportunidade de investir na Twitter através do ARK Venture Fund.

Você pode ter visto as notícias de que Elon Musk fechou o capital da empresa. Isso quer dizer que você não pode mais comprar as ações na bolsa. Mas a equipe de investimentos da ARK conseguiu negociar com ele uma parte da empresa antes da compra.

Alguns prós e contras desse negócio, em nossa opinião até agora:

- Pró: A Twitter quer ser o ponto de encontro digital do futuro, o que pode ser lucrativo se conseguir isso globalmente

-Pró: Elon é um pensador audacioso e visionário, cujas ideias devem revigorar o negócio

-Contra: Muitas empresas estão competindo por atenção limitada no espaço da mídia social e do conteúdo

Para você saber, a Sequoia, o a16z e outros também estão participando. Se você quiser adicionar a Twitter a seu portfólio — junto a outras companhias inovadoras do ARK Venture Fund —, você pode fazer isso aqui.

 Abraço

John DeYonker

Equipe de Relacionamento com Investidores do Titan

Bem que eu queria estar otimista, mas o Fed está contra mim e os produtos ruins continuam aparecendo como se não parasse de ter otários por aí. Se ainda existem compradores de um produto de Cathie Wood, o Fed não tem nenhum motivo para parar.

O efeito do Fed foi claramente sentido nos mercados, e quem o ignorar pode estar cometendo um enorme erro. Mas há opiniões para tudo, desde arautos do Apocalipse até críticos que consideram que o Fed está exagerando na dose e já deveria parar de aumentar as taxas, senão até mesmo diminui-las.

O que não dá para entender é o quanto Cathie Wood ainda consegue parceiros em suas visões apesar de seu insucesso. Pelo visto, Lindzon está se sentindo ofendido com a oferta conjunta ARK-Titan, como se o considerassem um otário e tivessem insultado sua inteligência. Se tem razão ou não, o futuro dirá (por acaso, eu concordo com ele). Mas o certo é que Cathie Wood foi reprovadíssima na prova do pudim.

No post torcendo-pelo-desemprego, fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: ... “ Nesta semana, o ímpeto de alta foi deixado de lado, voltando à cena a possibilidade de novas quedas. De início, volto a opção de queda que foi postada anteriormente, projetando o nível ao redor de 9.945 / 9.860” ... ... “Existem forças para os dois lados, um que já vendeu e outro que está aguentando firme, essa a razão dos movimentos bruscos” . Recomendo a leitura do post acima, onde descrevo a posição de cada um dos grandes participantes desse mercado.




Haja movimento brusco! Ontem foi um dia impressionante, a nasdaq100 subiu 7%! Não me recordo de dias assim, embora durante a pandemia existiu um dia de 8% de alta. Venho enfatizando que têm dois cenários opostos para a bolsa, sendo necessário muita cautela — razão de nossa ausência nas sugestões de trade.

- David, sou obrigado a concordar com você. Eu já quis entrar diversas vezes, mas você me segurou.

Bem, como ficamos agora? Já é para mergulhar na compra? Vou mostrar ainda um cenário conservador, onde é possível uma nova queda como eu estava esperando, mas também apresentar meu cenário de alta e como vamos agir para identificá-lo.

No caso de uma nova queda, a nasdaq100 ainda teria um caminho de alta até três possíveis níveis: 12.000/12.300/12.800 todos esses números aproximados. No movimento descendente, a queda deveria atingir 9.500 (linha verde), esse objetivo é calculado muito preliminarmente, pois depende de onde se situaria a reversão. Se concretizada, a queda seria um banho de água fria nos investidores que imaginam que a mínima já ocorreu.



 Caso a mínima tenha sido atingida, poderíamos esperar um movimento de 5 ondas, conforme o traçado em verde a seguir, sendo incialmente um objetivo de 12.750. Em seguida, a complementação de uma retração e finalmente rumando para a onda 5. Notem que o primeiro objetivo desse movimento está contido dentro da opção acima. Como vamos saber em qual caso a bolsa de encontra?




Tudo vai depender de como se comporta depois de atingido os picos: na primeira opção acima 12.000/12.300/12.800; ou na segunda 12.750. Observem também que essa situação ocorre somente no extremo do primeiro caso, pois se a nasdaq100 inicia a queda antes, esse cenário ganha preferência.

- David, o que você está dizendo é que posso tirar umas duas semanas de férias porque não tem nada para fazer antes disso?

Acho melhor não, pois da maneira como os mercados estão se comportando, posso ter que alterar nesse meio tempo, como vem ocorrendo com frequência ultimamente.

Aprendi na minha vida que a paciência é fundamental para evitar erros, isso logicamente tem uma contrapartida nesses momentos, a de que não vai entrar na mínima. Mas será isso importante, ou é sou uma questão de ego para contar aos amigos?

Ainda não respondi como poderemos nos aventurar. A observação se dará na segunda opção que contempla a alta. A onda 4 em verde deverá se suceder em 3 ondas menores, e se isso ocorrer, aumenta significativamente esse cenário, caso contrário, se a subdivisão for em 5 ondas vamos ao primeiro caso.

 


O SP500 fechou a 3.992, com alta de 0,92%; o USDBRL a R$ 5,3270, com queda de 0,35%; o EURUSD a € 1,0357, com alta de 1,46%; e o ouro a U$ 1.767, com alta de 0,75.

Fique ligado!

Comentários

  1. Acho que o caminho da alta está livre até 13 e 14 de dezembro, onde o FED pode aproveitar o bom momento e surpreender o mercado com mais um aumento de 0,75. Seria importante para ele ficar além da curva pela primeira vez. Temo que o fim do covid zero e estímulos chineses seja responsáveis por uma segunda pernada nas commodities globais com mais inflação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário