O desconhecido sempre parece pior

 


Fiz um curso de meditação Mindfulness em 2018. Foi extremamente instrutivo e tem me ajudado em várias frentes, na compreensão do funcionamento de nossa mente além da prática da meditação em algumas ocasiões — é verdade que deveria fazer parte de minha rotina diária, quem sabe algum dia.

Bottom line, deixamos a vida passar sem aproveitar melhor o presente, ficando presos a angústias do passado ou preocupações sobre o futuro.

Os mercados estão apresentando momentos desafiadores este ano, sem uma ideia clara de onde os juros irão parar. Muitas teorias acabam florescendo, gerando preocupações para os investidores. Divresos estudos, principalmente sobre as bolsas, tendem a pintar um quadro negro, induzindo a crer que estamos passando por algo inédito dadas as características — mas será isso verdade? Um estudo interessante elaborado por Wesley Gray, PHD, no site alpha architect, trata desse assunto.

Os últimos anos no mercado de ações foram muito loucos. E o auge da “loucura” foi em março de 2020 – o pico do caos no mercado de ações.

Abaixo está um gráfico de ações de grande capitalização e ações de pequena capitalização dos EUA em 2020. Observe a queda monstruosa em março - observe abaixo!

Como um investidor individual no final dos anos 90, e tendo lançado um fundo de hedge em setembro de 2008, eu pensei que tinha visto caos suficiente para a vida inteira de um investidor. Mas março de 2020 realmente levou o grande prêmio... especialmente se você fosse um investidor de valor como eu (nem vou postar o gráfico porque poderia me fazer surtar).

Uma pergunta natural que comecei a fazer é: "O mercado de ações mudou?"

As coisas parecem extremamente voláteis e mais rápidas hoje em dia. E por razões aparentemente boas — muita coisa mudou no mercado com a introdução de negociações de alta frequência, a proliferação do investimento no varejo “faça você mesmo”, uma forte marcha para o investimento em índices passivos, acesso a dados e tecnologia muito superiores, e assim por diante. Essas mudanças ambientais são dramáticas e profundas e devem ter mudado a dinâmica dos preços?

Então a dinâmica do mercado deve ter mudado, certo? Bem, não tenho certeza, mas podemos testar a hipótese. (1)

O mercado de ações mudou?

Abaixo, compilamos retornos diários do mercado de ações dos EUA que remontam o mais longe possível. Juntamos vários conjuntos de dados de Bill Schwert e Ken French e criamos uma série temporal que se estende de 17 de fevereiro de 1885 a 29 de julho de 2022 — quase 138 anos de dados!

Primeiro um gráfico dos retornos diários e da média móvel de 200 dias de retornos diários:

Visualmente, só podemos fazer a suposição de que o mercado de ações é geralmente louco de pedra. No entanto, não podemos alegar que a recente volatilidade do mercado é substancialmente diferente de outros períodos no mercado americano.

Conclusão: o mercado de ações é sempre volátil e pode se mover rapidamente em uma direção ou outra.

Em seguida, temos um histograma de retornos diários da primeira metade da amostra e da segunda metade da amostra. Podemos usá-lo para avaliar se a distribuição empírica dos retornos diários é diferente na primeira metade da amostra em relação à segunda metade da amostra.

Hmmmm. Os dois histogramas essencialmente se sobrepõem um ao outro, e a grande maioria das observações ficam na faixa de -4% a +4%.

Conclusão: não parece haver qualquer diferença notável no retorno do mercado de ações entre o período "moderno" e o período "antigo".

 Conclusões

Desta vez é quase sempre diferente, ao que parece, mas os dados sugerem que as coisas são tipicamente sempre as mesmas: caóticas e voláteis. Os investidores do mercado de ações devem estar preparados para grandes movimentos de curto prazo em ações, e devem ser céticos em relação às narrativas que sugerem uma relação causal entre variáveis ambientais e volatilidade futura.

Talvez a única coisa que se mantenha constante no jogo do mercado de ações são os humanos jogando o jogo. Os jogadores envolvidos, independentemente das ferramentas implantadas no jogo, são impulsionados por fortes emoções de medo e ganância que reagem relativamente imprevisivelmente a ambientes incertos.

Achei o histograma que foi postado muito instrutivo, com a base de dados muito ampla. Não tem nenhuma diferença entre uma e outra! Impressionante. Se alguém tivesse me perguntado antes, eu jamais suporia que seriam iguais. Mas contra os fatos não tem argumentos, e no que tendo a concordar é com seu argumento de que o ser humano é o mesmo desde sempre.

Essas constatações fornecem mais contextos a favor da análise técnica, em que o comportamento dos investidores se repete no tempo, independente dos avanços tecnológicos que vivemos.

Será que vamos vivenciar uma recessão? Tudo indica que estamos nesse caminho. Tenho percebido que esse é o pano de fundo atual, e qualquer situação mais negativa é usada pelos agentes para sustentar essa hipótese. Por exemplo, a direita ganhou na Itália — é ruim —, a nova primeira-ministra inglesa colocou um plano de diminuição de impostos— é ruim. Vamos ver neste final de semana qual será o resultado da eleição aqui e como o mercado irá encarar.

A atualização do Windows deve ter criado algum problema no software que uso mais recentemente. Tentei com a equipe técnica resolver durante todo o dia, mas ainda não tenho a resolução. Eu poderia postar a análise técnica usando o software antigo, mas é tão mais pobre que prefiro esperar resolver. Peço desculpas ao leitor!

O dólar deu um tranco no real nos últimos dois dias, como se os investidores acordassem para o cenário externo onde o dólar está na dianteira contra todas as moedas. Só queria adiantar que se o dólar ultrapassar o nível de R$ 5,52, vou ter que dar mais peso ao cenário alternativo de alta. Mas vamos deixar para quando eu estiver mais bem equipado. Assim que resolver público em um post extra.

O SP500 fechou a 3.655, com queda de 1,03%; o USDBRL a R$ 5,3880, com alta de 2,44%; o EURUSD a 0,9607, com queda de 0,86%; e o ouro a U$ 1.621, com queda de 1,28%.

Fique ligado!

Comentários

  1. Excelente. Como dizia o Livermore: "There is nothing new in Wall Street. There can’t be because speculation is as old as the hills. Whatever happens in the stock market today has happened before and will happen again."

    ResponderExcluir

Postar um comentário