O "Espadão" #nasdaq100

 

O Mosca passa por verificação diária de seu texto. Como comentei anteriormente, esse trabalho é feito por Alberto Dwek, um velho amigo de mercado que conhece a fundo a área financeira além de ter elevada qualificação acadêmica – MBA em Harvard não é para qualquer um! Alguns meses atrás, resolveu experimentar outros mares e se mudou para o exterior – feliz ele de não ter que votar nesse final de semana, evitando tomar uma decisão sem opção.

Nesses últimos tempos, nossas conversas se dão por WhatsApp ou eventuais Zoom, mas isso não impediu que continuasse com esse trabalho que, diga-se de passagem, é muito bem remunerado! Hahaha ...

Esta semana ele trouxe um artigo que achou interessante para ser base de um post, e hoje, depois da tensão que passei estes dias, tive uma ideia. Por que não dividir a tarefa do Mosca? Ele escreveria a parte macro e eu complementaria com a análise técnica. Ele topou, e a parte inicial do post de hoje foi escrita por ele. O intuito é diversificar os assuntos, acredito que gostem.

Espero que essa dobradinha possa evoluir, pois acredito que só irá enriquecer o conteúdo. Concorrência, a alma do negócio.

Ainda no século passado, numa dessas reuniões em que analisávamos currículos de candidatos ao cargo de diretor comercial, um deles destacou-se dos demais e fez a alegria de quase todos, o homem realmente era uma história de sucesso. Digo “quase” porque fui o único a manifestar preocupação quanto ao risco de contratar aquele candidato. Meu raciocínio era simples: no histórico dele só havia vitórias. Como iria ele reagir caso falhasse? O que faria ele no caso de uma eventual decisão errada? Resumindo: qual seria o efeito de um erro em quem só conhece o acerto?

A diretoria em peso aprovou essa contratação, uns dizendo que o retrospecto vitorioso falava por si, outros desmerecendo minha preocupação como simples manifestação de inveja. O fim da história eu conto depois, mas é a que me veio imediatamente à lembrança quando li o artigo de Ben Carlson sobre a frase de Kanye West, o famoso rapper, que rompeu sua parceria com a Gap.

Quando lhe perguntaram o que tinha dado errado com a parceria, Kanye respondeu: “Não vou discutir sobre dinheiro com gente mais dura que eu.”

É uma frase de efeito. É meio engraçada. Também é um péssimo conselho.

Eu entendo por que Kanye pensa isso.

Todo mundo diz para o cara que ele é um gênio da música. Ele gerou bilhões de dólares no acordo que ele fez com a Adidas. O cara é um bilionário. Por que é que ele um dia ouviria conselhos de pessoas que não são bilionárias?

Eu tenho alguns pensamentos a respeito:

Mesmo os melhores no que fazem contam com outros para melhorar. A ideia de que você pode fazer sucesso suficiente que não precise mais de conselho alheio é uma receita para o desastre.

Os maiores atletas de todos os tempos usam técnicos, treinadores, nutricionistas e empresários para ajudar em seu sucesso.

Michael Jordan tinha Phil Jackson.

Tom Brady tinha Bill Belichik.

Tiger Woods tinha vários técnicos de golfe.

Serena Williams sempre teve um técnico de tênis.

Conheço conselheiros financeiros que têm seus próprios conselheiros financeiros.

Competência não vem de um patrimônio específico, um nível de QI, idade ou grau de experiência. Só porque você teve sucesso não significa que você tem de parar de ouvir quem não é tão bem-sucedido quanto você.

Nada fracassa tanto quanto o sucesso. Dá para defender o argumento de que você deveria procurar mais conselhos dos outros quanto mais você tiver sucesso. Nem que seja porque é bom ouvir uma ampla faixa de pessoas para ter certeza de não ficar muito convencido.

Um estudo sobre persuasão deu um conjunto de perguntas difíceis sobre mercados e investimentos para dois grupos distintos. Um tinha sido vítima de fraude financeira e o outro não.

Surpreendentemente, o grupo que tinha levado golpes financeiros respondeu melhor que o grupo que não tinha sido vítima de fraude. Os autores do estudo concluíram: “Todo mundo é enganado. Mas são os mais sofisticados que se deixam enganar mais.”

Por que acontece isso?

Em uma palavra — excesso de confiança.

Pessoas bem-sucedidas tendem a tomar decisões ruins porque tiveram sucesso.

Médicos e engenheiros frequentemente não são bons em investimentos. Eles supõem que seu sucesso e inteligência num campo deveriam automaticamente se traduzir nos mercados, muitas vezes com resultados desastrosos.

O problema com o hiper sucesso é que você acaba acreditando que só você é responsável por ele, sem perceber o quanto de sorte, circunstâncias e bom timing você precisou.

Não estou dizendo que pessoas bem-sucedidas não trabalham duro. Muitas trabalham muito duro. Mas o simples sucesso numa empreitada não garante sucesso em outra.

Especialistas são muitas vezes prisioneiros de seus preconceitos. Philip Tetlock é um especialista em especialistas, tendo estudado durante anos as previsões dos experts em política, economia, mercados e outros.

Tetlock achou cinco formas de que os preconceitos moldam a visão de realidade dos especialistas:

1.     Eles podem convencer a si mesmos de que podem fazer coisas que não conseguem.

2.     Eles relutam em admitir quando estão errados e em mudar de ideia.

3.     Eles pecam pelo viés de retrospecto (eu sabia o tempo todo).

4.     Eles pecam pelo viés de confirmação (só procurando provas que sustentam suas mais firmes opiniões).

5.     Todos somos criaturas que procuram padrões, eles também.

Todos são passíveis de ter um viés comportamental, mas há duas formas de que eles se manifestam.

Com pessoas que não sabem nada, é a ingenuidade que lhes causa problemas. Com os que sabem demais, sua negligência é muitas vezes causada pelo fato de serem tão inteligentes.

Josh Wolfe sempre diz: “O fracasso vem do fracasso em imaginar o fracasso.”

Mesmo os mais bem-sucedidos fracassam de vez em quando.

A autoconsciência é a primeira que se vai quando você fica famoso. Jon Hamm e George Clooney já declararam que se consideram sortudos por ter encontrado o sucesso tão tarde na vida.

Hamm disse: “A estrada para a celebridade está cheia de pessoas que conseguiram muita coisa cedo demais e não estavam equipadas para dar conta disso.”

Jason Zweig perguntou ao lendário Peter Bernstein, estudioso dos investimentos, quais as coisas mais importantes que ele havia tido de desaprender na carreira dele:

            Que eu sabia o que o futuro continha, eu acho. Que dá para entender este negócio. Quero dizer, Fiquei cada vez mais humilde em relação a isso e confortável com essa ideia. Você tem de entender que errar faz parte do processo. E eu tento ficar quieto nas ocasiões sociais. Você tem de continuar aprendendo que você não sabe, porque você vai achar modelos que funcionam, jeitos de ganhar dinheiro e aí eles vão pelos ares. Sempre tem alguém por aí que parece esperto. Eu aprendi que os que parecem os mais espertos não vão dar certo. Não conheço ninguém que largou os investimentos para virar engenheiro, mas conheço um monte de engenheiros que largaram a engenharia para virar investidores. É simplesmente um infinito desafio.”

É por isso que o aprendizado deveria ser a conquista de uma vida inteira. Desse jeito você continua descobrindo o quanto você não sabe.

O final da história que contei no início? O diretor foi contratado. Após os primeiros meses de sucesso graças a um mercado aquecido, teve de encarar a redução das vendas por um problema que lhe parecia insolúvel, e simplesmente pediu demissão. Ou seja, desistiu sem lutar — comprovando a tese de que só ter sucesso pode fazer mal.

A ilusão do poder é uma coisa difícil de resistir. A História está cheia de exemplos de líderes que se julgaram invulneráveis ao erro e demonstraram uma impressionante capacidade de colocarem tudo a perder por pura teimosia e excesso de confiança. E, em relação ao mercado financeiro, todo cuidado é pouco quando conseguimos bons resultados e os deixamos subir à cabeça. Acertar é bom, mas se fizer de você uma pessoa surda aos conselhos dos outros, melhor começar a errar.

Errar não é somente humano, mas pode ser simplesmente necessário para realmente ser bem-sucedido.

Para quem não sabe o que é o “Espadão”, termo usado entre os traders, é aquele cara que sempre acha suas posições corretas e numa discussão sobre o assunto detona a ideia do outro, mais ou mesmo o que Bolsonaro tenta fazer com seus oponentes — mas o faz sem classe, o Espadão é mais safo.

Poderia terminar esse assunto reforçando a frase que se encaixa e usei em diversas ocasiões: ninguém é bom em tudo.

Uma ilustração que completa o assunto de hoje identificando o que podemos controlar e o que não podemos. Poderia ser encaminhado a Kanye West se tivesse a humilde de observar notaria que tudo que ele se “acha” está na área do que não se pode controlar.



No post __- beirando o precipício ---- fiz os seguintes comentários sobre a nasdaq100: ... “O objetivo se encontra entre 9.950/9570. Se minha premissa estiver certa, esses patamares deverão ser atingidos no final do ano” ...

O Mosca tinha uma posição vendida na bolsa americana que em virtude dos problemas que ocorreram com os sistemas essa semana decidiu liquidar todas as posições. A razão não foi originada pelos mercados, mas eu não poderia continuar num voo cego.

Observado de agora eu visiono 2 possibilidades para a nasdaq100: uma com queda mais branda e outra com queda mais elevada.

Vejamos o primeiro caso: Nesse cenário a bolsa deveria atingir uma mínima entre 10.640/10600 conforme apontado no gráfico abaixo com o símbolo em verde. Notem que nessa situação o potencial de queda adicional seria da ordem de 4,5%.

Já a outra opção a queda deveria se situar entre 9.560/9.420 acarretando uma perda de 13,5%. Embora para os leitores não exista uma aparente diferença entre ambas, apenas nos níveis, para quem conhece Elliot Wave pode perceber que a correção que ocorre desde o começo do ano, no primeiro caso é denominado de Complex Correction (Triple Combination) enquanto no segundo Zig-Zag.

Essa semana pude notar a falta que o software faz na minha vida. Num determinado instante quase voltei ao sistema antigo, mas notei que seria um trabalho enorme de popular com as hipóteses, e o que seria muto pior, com nível de detalhamento muito, muito inferior. Ainda bem que se resolveu e agora basta analisar o que ocorreu desde segunda-feira o que farei no final de semana.

Dado que estou on board e ainda acredito que a bolsa vai cair reentrei na posição da nasdaq100 hoje pela manhã. Quanto a posição no euro prefiro analisar com mais cuidado.

A bolsa brasileira operou na contramão das bolsas americanas fechando em alta. Acredito que pela possibilidade de vitória do Lula no primeiro turno. Boa sorte para quem acredita que irá fazer um bom governo. Por outro lado, do ponto de vista fundamental as ações brasileiras são consideradas muito baratas pelos analistas.

Veja que nessa situação eu poderia ficar imobilizado pois minha visão não é tão otimista, estar barato é uma condição que vale para o fundamento e não para o técnico. Desta forma, estou muito a vontade de sugerir compra desde que eu observe algum ponto com bom risco x retorno. Compromisso com o bolso não com a opinião!

O SP500 fechou a 3.585, com queda de 1,51%; O USDBRL a R$ 5,3975, sem variação; o EURUSD a € 0,9804 com queda de 0,10%; e o ouro a U$ 1.662, com alta de 0,11%.

Fique ligado!

Comentários