O Vampiro #Ibovespa

 



O que são vampiros? Segundo definição do Wikipedia,  é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue), independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. Talvez o mais famoso foi o Conde Drácula (ou simplesmente Drácula). O personagem é o mais famoso vampiro da ficção e, segundo o Guiness Book, o monstro é o vilão fictício com maior número de aparições na mídia, diretas ou indiretas.

Mas por que essa introdução? Joshua Brown busca argumentos para o estouro do FTX observando não pelo que ocorreu financeiramente, mas do ponto de vista do comportamento humano.

Glamour [encantamento] é uma forma sobrenatural de compulsão mental ou influência que é específica para vampiros. Glamouring é semelhante à hipnose, e enquanto todos os vampiros têm esse poder, ele precisa ser ensinado, pois não parece vir naturalmente ...

O escândalo FTX está em pé de igualdade com o estouro Madoff de quinze anos atrás em termos da quantidade de pessoas afetadas, as instituições enganadas e o dinheiro que está faltando. Pode haver até US $ 10 bilhões faltando e ninguém sabe exatamente para onde foi. De acordo com o pedido preliminar de falência da agora infame corretora de criptomoedas, pode haver até um milhão de credores individuais com dinheiro a receber desse fiasco. O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, não apenas enganou a grande mídia, mas também foi fantasticamente bem-sucedido em enganar algumas das empresas de investimento mais célebres e prestigiadas do mundo – BlackRock e Sequoia entre elas. Ele as enfeitiçou.

Como isso aconteceu? Onde estava a due diligence por parte dos capitalistas de risco, empresas de gestão de ativos, bancos e fundos de hedge que estavam investindo diretamente na FTX ou utilizando sua plataforma? Toda essa informação está saindo agora, mas parece que Bankman-Fried e seu círculo íntimo foram capazes de enfeitiçar a todos nos últimos três anos, distribuindo dinheiro. Nenhum apelo sexual ou poderes sobrenaturais foram necessários. Ele pagou para alcançar a proeminência e, em seguida, alavancou a atenção, os relacionamentos e o posicionamento para ganhar ainda mais. O efeito foi cumulativo. Quanto mais status ele alcançava, mais isso o preparava para um sucesso ainda maior.

Para onde quer que você olhasse, lá estava ela, a silhueta fantasmagórico de três letras: FTX.

A conferência em Chicago nesta semana deveria ser outra celebração para o menino de ouro da estrutura de mercado, Sam Bankman-Fried. Sua FTX exibiu seu status de platina em uma conferência anterior da Futures Industry Association em Boca Raton, Flórida, organizando um coquetel noturno na praia, realizando uma conversa à beira da lareira com A-Rod e distribuindo brindes de marcas caras de seu mega-estande exibido no salão de exposições.

Este artigo, sobre como a FTX aproveitou seu caminho para o status de platina em uma grande conferência de negociação de futuros, é apenas uma das centenas de histórias que estão começando a surgir. A origem de Bankman-Fried – um garoto gênio do MIT que aprendeu a negociar na Jane Street e começou a arbitrar o preço da criptomoeda entre os EUA e o Japão – foi repetida tantas vezes que acabou se tornando aceita como verdade estabelecida. Talvez fosse verdade. Talvez não.

Havia pessoas que desconfiavam desse cara que surgiu do nada para se tornar um dos maiores players do mercado dentro de um ano após a fundação de sua empresa, mas a maioria das pessoas não desconfiava. Havia pessoas que estavam preocupadas com a natureza inter-relacionada de sua bolsa e seu fundo de hedge proprietário operando nela, mas a maioria das pessoas não estava. Os céticos acabaram por ter razão. Eles merecem crédito. Eles estavam claramente em minoria. Ironicamente, um dos pilares da estratégia de Bankman-Fried era fingir que era o proeminente jogador pró-regulação em meio a toda a ilegalidade do ecossistema. As doações políticas foram uma grande parte disso. Obviamente funcionou, por um tempo.

Bankman-Fried tornou-se onipresente em eventos de cripto e conferências de negociação. Artigos elogiosos de revistas e aparições frequentes na televisão reforçaram sua imagem como sendo o grande planejador em uma indústria nascente que parecia caótica e incoerente, mesmo em seu melhor dia. Ele apareceu na capa da Forbes e da Fortune. Ele foi comparado a Warren Buffett. Ele foi comparado a J. Pierpont Morgan. Contratar porta-vozes de celebridades como Tom Brady e aparecer em fotos com eles foi a cereja em cima do bolo. O Miami Heat jogava seus jogos em casa na Arena FTX. Ele fez o mundo inteiro acreditar que sua corretora era uma máquina de impressão de dinheiro no coração do Mundo Cripto. Bilionários, fundos de hedge, corretoras, tradings proprietárias e investidores de varejo apenas supunham que uma empresa de renome como a FTX devia estar fazendo as coisas do jeito certo para ter atingido aquele grau de reputação. Infelizmente, agora parece que a lucratividade da bolsa FTX não era a fonte de todo o dinheiro que Sam Bankman-Fried estava jogando. Está começando a parecer mais que ele estava gastando e jogando com depósitos de clientes, levantando dinheiro novo para esconder perdas antigas e movendo fundos de um local para o outro para manter o golpe em andamento. O feitiço já desencantou e tudo está se desenrolando em tempo real bem diante de nossos olhos. É um evento notável que provavelmente será uma das maiores fraudes financeiras de todos os tempos se as alegações se provarem verdadeiras.

No investimento e negociação, existem muitos tipos de risco. O tipo que agora está chegando à vanguarda da discussão é o risco de contraparte – fazer negócios com alguém que não tem os meios para concluir uma transação. E dentro da categoria de risco de contraparte, há uma versão em que você está fazendo negócios com alguém que está mentindo ou roubando. Esse é o pior tipo.

Uma coisa que aprendi neste negócio é que, se você está fazendo negócios com alguém que está determinado a enganá-lo, as chances de eles terem sucesso são muito boas. Sam Bankman-Fried parece ter estado entre os trapaceiros mais talentosos de todos os tempos. Olhe para a lista de suas maiores vítimas para avaliar o nível de se talento.

O ambiente geral em que ele conseguiu isso também pode ser parcialmente culpado – taxas de juros de zero por cento e a concomitante busca por rendimento, trilhões de dólares em excesso de liquidez, um mercado não regulamentado, uma onda emergente de inovação tecnológica, uma mania de investimento impulsionada pelas mídias sociais, cultura de celebridades convergindo com o reino das finanças experimentais, uma era descentralizada de trabalho em casa em que o contato visual e a conversa em pessoa estavam subordinados à necessidade de velocidade e o imperativo de entrar no negócio. As crianças FTX provavelmente não teriam chegado tão longe sem que essas pré-condições atmosféricas estivessem presentes.

Todo mundo tem perdas de investimento este ano. As ações caíram. Os títulos caíram. As criptomoedas caíram. Independentemente de onde terminamos, 2022 será para sempre visto como um dos piores anos para a classe de investidores na história. Os investidores de longo prazo aceitam o fato de que haverá anos como este que devem ser sobrevividos para participar do lado positivo. As ações subiram em três dos quatro anos, dizem as estatísticas. Este é o quarto ano sobre o qual fomos alertados.

Mas isso é apenas risco de mercado. Faz parte do jogo. O risco de contraparte é outra coisa. Ser vítima de golpe é diferente de comprar coisas que sobem e descem. Ser enganado, tungado e roubado é outro nível. Os investidores de longo prazo não querem aceitar esse risco ao entrar no mercado. Não faz parte do que se espera da experiência. Quando isso acontece durante um mercado em baixa, pega a pouca confiança que resta e a põe fogo nela.

A FTX tem muitos acionistas e contrapartes sofisticados que são ricos o suficiente para simplesmente lançar suas perdas a prejuízo, esperar por alguma recuperação de ativos e depois seguir em frente. Eles investiram em uma pessoa que, supostamente, estava disposta a mentir na cara deles e usar seu capital para atividades de que eles não estavam cientes. Eles investiram em uma plataforma que violou a confiança de seus clientes e potencialmente violou a lei. Nenhuma quantidade de due diligence no setor de serviços financeiros pode impedir que uma pessoa ou organização se torne desonesta. Você pode checar a liderança, você pode analisar o balanço, você pode verificar os antecedentes, você pode pedir referências, você pode obter pedir firma reconhecida, você pode exigir a custódia de terceiros, você pode verificar vigilantemente no site e analisar registros de atividades, você pode fazer todas essas coisas – mas se alguém decidir cometer um crime, o resultado final será o mesmo até que o crime seja revelado. Não importa quais regulamentos estejam em vigor, estamos sempre – todos nós – sujeitos a esse risco.

Se eu postar que tenho uma forma de investimento que pode render 30% a.a. a meus leitores vocês acreditariam? Com certeza (acredito!), basta verificar o track record dos últimos anos, aliás basta seguir o Mosca. E se eu dissesse que usando alavancagem poderia chegar com a mesma estratégia chegar a 100% a.a. Vocês poderiam ficar um pouco surpreso de início, mas eu usaria uma apresentação apontando que com uma alavancagem de 3 x1 e considerando que as perdas foram muito delimitadas, uma parte acharia bem factível. Em seguida, pediria que fizessem um depósito numa conta para poder implementar descrevendo todas as seguranças básicas de segregação de recursos.

- Opa David, gostei! Onde deposito?

Vocês já conhecem meu amigo de longa data e sabem que ele é levado basicamente por impulsos e pelo glamour, como Joshua o utiliza, ao qual eu acrescento a ganância.

Não precisam se preocupar, não vou fazer nada disso, mas esse pequeno exercício mostra como foi possível enganar tantas pessoas e instituições no caso FTX que, ao invés de usar o track record do Mosca, usou as cripto moedas que estavam a todo vapor naquele momento.

Tenho quase certeza de que Sam Bankman-Fried na hora de dormir sabia que existia a chance de insucesso de seu projeto, ou melhor, se a frenesi das bitcoins e correlatos saíssem de moda, ele não conseguiria manter seus objetivos. Lógico que ele se imaginava como invencível, e se tranquilizava por saber como enfrentar essa situação. Deu mostras disso ao ajudar inúmeras empresas em dificuldade durante as quedas que ocorreram durante esse ano, mostrando mais força aparente da sua empresa, mas também não correndo o risco de expor suas falcatruas. Entretanto, essas ações empurraram a FTX mais rapidamente à falência.

Vamos saber mais detalhes com o passar do tempo, porém, como bem comentou Joshua, esse caso não tem muita diferença do caso Madoff, onde a eclosão de uma crise maior desvenda o que existe por trás. Como diz Warren Buffet, “quando a maré desce, aparece quem estava nadando nu”.

Os investidores irão aprender com esse caso? Não acredito. Vampiros existem e sempre buscam momentos propícios para agir.

No post keynes-o-ministro-para-lula fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” a área destacada entre 108.5 mil/106,4 mil não pode ser penetrada, se passar a primeira vou ter que refazer parte da correção, onde a onda 1 em laranja não existe, porém, pior ainda se ultrapassar o segundo parâmetro, que aí sim, passo a ser neutro em alta mais duradoura, me obrigando a uma nova opção” ...




Embora o Ibovespa não tenha atingido o nível que invalida meu cenário de alta está tão próximo que inibe qualquer motivação para adotar uma postura mais positiva, palavra que busquei, mas está difícil. Por outro lado, não me sinto confiante de entrar com uma opção de queda por enquanto, mas tenho a obrigação de apresentar a vocês essa hipótese, que nada mais é que uma tese apresentada ao redor de julho. Vamos iniciar com o gráfico de janela semanal.

 



Nessa hipótese a bolsa tenderia a um primeiro objetivo ao redor de 87 mil que poderia se estender até 70 mil, uma queda bem expressiva dos níveis atuais, isso poderia se estender durante todo o ano de 2023. Sem saber a priori como a onda © em azul pode se desenrolar nem tampouco sua extensão, como de costume, vamos observar o que ocorreria num prazo mais curto.




No curto prazo ou podemos ter uma mini correção que levaria incialmente ao redor de 111 mil, ou caso o nível de 106 mil seja rompido caminharia para o objetivo final desse movimento em 103,7 mil. Essa sequência de queda que se iniciou em 120 mil é uma parte da onda © em azul mencionada acima.

Situação para que essa queda ocorra existe, os estrangeiros que estavam superanimados com a eleição do Lula podem perder a esperança se um Ministro tipo Mantega for escolhido para o Ministério da Economia, ou mesmo algum frisson vindo do exterior.

Eu venho enfatizando a dificuldade de se observar um movimento direcional mais claro na bolsa brasileira, as vezes ameaça, porém em seguida mostra ser era apenas um direcional de curto prazo, e no de longo prazo é correção em cima de correção.

Mais e mais o investidor deve colocar seu capital de risco em outros mercados mais promissores.

O SP500 fechou a 4.027, com alta de 0,59%; o USDBRL a R$ 5,3541, sem alteração; o EURUSD a 1,0395, com alta de 0,90%; e o ouro a U$ 1.750, com alta de 0,55%.

Fique ligado!

Comentários

  1. não consigo entender como uma pessoa "normal" pode botar dinheiro nessa coisa de "criptomoeda".... depois reclamam....

    ResponderExcluir
  2. Exato! veja o post que publiquei depois deste ... Procura-se ... nele toco nessa sua observação

    ResponderExcluir

Postar um comentário