Ataque digital #SP500

 


Que a China deseja se tornar a maior potência do planeta, parece que ninguém duvida. Com uma economia prestes a se tornar a maior do mundo, poderio militar inquestionável, enorme quantidade de habitantes, e vasto território — quesitos básicos de uma potência —, falta uma peça importante no tabuleiro: ter uma moeda usada como meio de troca global, e nesse ponto ainda se encontrava distante.

Há pouco tempo, a Gavekal usou um raciocínio interessante de como a China estaria se preparando nessa questão.

Um antigo pensamento da Gavekal é que as moedas de reserva são como o sistema de funcionamento de um computador: elas possuem muitas vantagens incorporadas. Vamos explicar: na Gavekal, nós usamos software Microsoft por dois motivos principais. Primeiro, quase todos os nossos clientes usam Microsoft — e queremos ser capazes de trocar arquivos com eles perfeitamente. Segundo, como todo mundo em finanças usa a Microsoft, quando um novo colega chega a bordo, podemos presumir que ele ou ela conhece Word, Excel, PowerPoint e outros produtos do pacote Office da Microsoft. Portanto, nós só trocaríamos o Windows da Microsoft por outro sistema operacional se o novo fosse muito melhor e muito mais barato. Ser um pouco melhor ou um pouco mais barato não é suficiente para justificar a dor de cabeça de converter todo o nosso software. Além disso, se fizermos a mudança de TI, precisamos saber que a proposta da nova empresa de software será tão atraente que a maioria de nossos clientes migrarão ao mesmo tempo. Na melhor das hipóteses, essa é uma alternativa improvável.

O dólar americano é a Microsoft do mundo da moeda comercial e de reserva. Todo mundo usa o dólar porque todo mundo usa o dólar. Qualquer moeda que o substitua precisaria ser não apenas marginalmente melhor, mas melhor de longe. Hoje, não há nada que chegue perto. Consequentemente, o dólar americano continua sendo a pedra angular da arquitetura financeira global.

Claro, nas últimas décadas, a Apple e o Google desgastaram o domínio da Microsoft em sistemas operacionais. A Apple fez isso inicialmente com foco em nichos de mercado. Em um estúdio de arquiteto ou em uma empresa de web design, todos os computadores pessoais provavelmente são da Apple. Enquanto a Apple se concentrava em capturar certos nichos, praticamente abandonou os grandes sistemas de TI corporativos para a Microsoft. No entanto, a Apple surpreendeu completamente a Microsoft em outro campo — TI entregue diretamente ao consumidor. Com o lançamento em 2007 do iPhone, a Apple estabeleceu o iOS como um sistema operacional paralelo cujos usuários não eram as grandes corporações que há muito dominavam os gastos globais de TI. Em vez disso, eles eram consumidores ocidentais de classe média a alta (e com o tempo consumidores dos mercados emergentes também).

Com o lançamento do iOS, a Apple demonstrou que para deslocar um gigante, você não precisa desafiá-lo em seu próprio jogo — mas em vez disso, desafiá-lo em outro jogo. A Apple deixou os grandes gastos corporativos com TI para a Microsoft e, em seu lugar, criou um novo sistema operacional paralelo — e no processo criou um novo mercado consumidor que acabou sendo pelo menos tão grande, senão maior.

Por que revisitar este território tão conhecido? Porque se o dólar americano é a Microsoft do sistema monetário global, há poucas dúvidas de que nos últimos anos a China tentou posicionar o renminbi como sua Apple. Primeiro, a China tentou capturar mercados de “nicho” que eram periféricos ao gigante monetário atual: o financiamento do comércio intra-asiático, o financiamento de importações de commodities para China e o financiamento de projetos de infraestrutura em lugares como Mianmar, Sri Lanka e Paquistão, onde, historicamente, projetos de infraestrutura têm enfrentado dificuldades para atrair financiamento. Mas possuir nichos de mercado leva apenas até certo ponto.

Claramente, o dólar americano tem muitas vantagens embutidas para que o renminbi possa um dia ser capaz de desafiar a moeda dos EUA. Então, se supusermos que Xi Jinping fala sério sobre o estabelecimento do renminbi como principal moeda de comércio e reserva da Ásia, então a China realmente não tem muita escolha: ela deve seguir o exemplo da Apple e construir um sistema operacional paralelo que não tente competir com o dólar americano em seu próprio território.

Aliás, é exatamente o que a China anunciou em 2020 com o lançamento do renminbi digital. Além disso, este lançamento recentemente teve outro impulso com a joint venture entre o sistema de mensagens e pagamentos SWIFT, e o Banco Popular da China.

Assim como a Apple não tentou competir com a Microsoft pelo que era visto à época como o principal mercado de tecnologia — o grande orçamento corporativo de TI — mas em vez disso focou no consumidor de ponta, a China pode hoje estar mudando o foco de sua política de renminbi direto para o consumidor.

Isso poderia ser suficiente para estabelecer o renminbi como um padrão de valor? A China tem duas grandes vantagens comparativas neste esforço. O primeiro é o tamanho de seu próprio mercado interno (um quinto da humanidade). O segundo é a capacidade de mobilizar sua população. Assim, embora tenha demorado seis anos para o Facebook atingir seus primeiros 500 milhões de usuários, e oito anos para atingir seu primeiro bilhão, quanto tempo até o primeiro bilhão de usuários serem registrados quando o renminbi digital for lançado para valer no início do próximo ano? (Veja a seguir matéria do Wall Street Journal) Será uma questão de semanas, meses ou anos? E quanto tempo vai demorar até que o (muito mais importante) segundo bilhão seja alcançado? E uma vez que o segundo bilhão for alcançado, pode haver alguma dúvida de que o renminbi se terá tornado um padrão de valor estabelecido?

Pois bem, esse dia chegou, num artigo de James T. Areddy sobre o Yuan digital, no Wall Street Journal.

Pode parecer que o dinheiro já é virtual, com cartões de crédito e aplicativos de pagamento como o Apple Pay nos EUA e o WeChat na China eliminando a necessidade de contas ou moedas. Mas essas são apenas maneiras de movimentar dinheiro eletronicamente. A China está transformando o próprio meio de pagamento em código de computador.

Criptomoedas como o bitcoin deram uma antevisão de um potencial futuro digital para o dinheiro, embora existam fora do sistema financeiro global tradicional e não sejam meios de pagamento como o dinheiro emitido pelos governos.

A versão chinesa de uma moeda digital é controlada por seu banco central, que emitirá o novo dinheiro eletrônico. Espera-se que o governo chinês dê ao governo da China vastas e novas ferramentas para monitorar tanto sua economia quanto seu povo. Já em sua criação, o yuan digital negará um dos principais atrativos do Bitcoin: o anonimato para o usuário.

Pequim também está posicionando o yuan digital para uso internacional e projetando-o para ser desamarrado do sistema financeiro global, onde o dólar americano tem sido rei desde a Segunda Guerra Mundial. A China está adotando a digitalização de muitas formas, incluindo dinheiro, em uma tentativa de obter um controle mais centralizado, ao mesmo tempo em que começa a avançar nas tecnologias de um futuro que considera disponível para quem chegar primeiro.

O dinheiro digitalizado poderia reordenar os fundamentos das finanças da maneira como a Amazon.com Inc. interrompeu o varejo e a Uber Technologies Inc. abalou os sistemas de táxi.

Questionados nas últimas semanas sobre como moedas nacionais digitalizadas, como a da China, podem afetar o dólar, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disseram que a questão está sendo estudada a sério, incluindo se um dólar digital faria sentido algum dia.

O dólar já enfrentou desafios antes — o euro, para citar um — apenas para tornar-se mais importante quando as deficiências dos rivais se tornaram aparentes. O dólar supera em muito todas as outras moedas para uso em transações de câmbio — 88% no último ranking do Bank for International Settlements. O yuan foi usado em apenas 4%.

A digitalização por si só não faria do yuan um rival para o dólar em transferências bancárias, dizem analistas e economistas. Mas em sua nova encarnação, o yuan, também conhecido como renminbi, poderia ganhar tração nas margens do sistema financeiro internacional.

O yuan digital reside no ciberespaço, disponível no celular do proprietário — ou em um cartão para os menos experientes em tecnologia — e gastá-lo não requer estritamente uma conexão on-line. Ele aparece em uma tela com uma representação de Mao Tsé-Tung, parecendo o dinheiro de papel.

Em testes nos últimos meses, mais de 100.000 pessoas na China baixaram um aplicativo de celular do banco central, permitindo que elas gastem pequenas quantias de dinheiro digital com comerciantes, incluindo lojas chinesas de Starbucks e McDonald's.

A China indicou que o yuan digital circulará ao lado de notas e moedas por algum tempo. Banqueiros e outros analistas dizem que Pequim pretende digitalizar todo o seu dinheiro eventualmente. Pequim não abordou isso.

O dinheiro digitalizado parece uma ferramenta macroeconômica de sonho para o governo emissor, utilizável para rastrear os gastos das pessoas em tempo real, acelerar o alívio para vítimas de desastres ou sinalizar atividades criminosas. Com isso, Pequim ganhará novos e grandes poderes para endurecer o governo autoritário do presidente Xi Jinping.

E a volatilidade? Criptomoedas como o bitcoin são famosas por isso. Mas o Banco Popular da China controlará estritamente o yuan digital para garantir que não haja diferenças de avaliação entre ele e as notas de papel e moedas.

Isso significa que não fará sentido para investidores e comerciantes especularem no yuan digital como alguns fazem com as criptomoedas. Medidas anti-falsificação serão projetadas para tornar impossível para qualquer pessoa além do Banco Popular da China criar yuan digital.

Embora a China não tenha publicado legislação final para o programa, o banco central diz que pode inicialmente impor limites sobre o quanto de yuan digital os indivíduos podem manter consigo, como uma maneira de controlar sua circulação e fornecer aos usuários uma dose de segurança e privacidade.

Quando o bitcoin foi lançado em 2009, os formuladores de políticas na maioria das nações minimizaram seu significado. A China prestou atenção.

A China não tinha cara de pioneira da moeda. Seu rigoroso controle governamental do yuan, por exemplo, contrariava o ativo comércio de outras moedas importantes.

Ao mesmo tempo, uma revolução da tecnologia financeira estava em curso na China, com a adoção frenética dos aplicativos AliPay e WeChat, tornando o dinheiro vivo praticamente desnecessário, e turbinando empresas de startups com meios de pagamento móvel.

Então, em meados de 2019, o Facebook Inc. disse que iria atrás de sua própria criptomoeda. A percepção de que isso poderia circular em uma base de usuários muito maior do que qualquer população nacional trouxe o reconhecimento imediato de que a tecnologia poderia acabar com as moedas tradicionais.

Enquanto os reguladores dos EUA se concentraram em parar o Facebook, finalmente conseguindo, a China acelerou sua busca por um yuan digitalizado, lançando testes em abril de 2020.

"Há uma espécie de medo de Uber", disse um banqueiro central europeu sênior que falou com colegas ocidentais, referindo-se ao estresse nos sistemas de táxi quando a empresa de condução chegou a cidades ao redor do mundo. "Você não quer que a moeda de outro país circule entre seus cidadãos", disse o banqueiro.

O yuan digital poderia dar àqueles que os EUA procuram penalizar uma maneira de trocar dinheiro sem o conhecimento dos EUA. As bolsas não precisariam usar o SWIFT, a rede de mensagens que é usada em transferências de dinheiro entre bancos comerciais e que pode ser monitorada pelo governo dos EUA.

A chance de enfraquecer o poder das sanções americanas é central para a comercialização do yuan digital por Pequim, e para seus esforços, para internacionalizar o yuan de forma mais geral. Falando em um fórum no mês passado, o sr. Mu, funcionário do banco central da China, disse repetidamente que o yuan digital visa proteger a "soberania monetária" da China, inclusive compensando o uso global do dólar.

Enquanto o marketing da China para o yuan digital começa em alta velocidade, uma animação em inglês circulada online pela emissora estatal CGTN, mostra um homem com uma camisa de bandeira americana nocauteada por uma moeda de ouro representando yuan digital.

"Este é um dos pilares do movimento da China em direção a um status de mercado mundial e maior envolvimento na definição do quadro da economia global", diz o narrador.

Ao contrário das transações eletrônicas de hoje, o yuan digital foi projetado para passar de A para B instantaneamente, pelo menos em teoria, removendo uma maneira de bancos e aplicativos financeiros lucrarem com taxas e breves atrasos incorporados em tais transferências. O único intermediário necessário é o Banco Central. Mu disse que o yuan digital, por ser apoiado pelo Estado, reduzirá os riscos ao sistema financeiro representado pelas plataformas de pagamento dominantes da China, que são empresas privadas.

Um banqueiro central europeu sênior observou que as transferências internacionais de dinheiro de pessoa para pessoa podem levar dias e está preocupado que a velocidade e a eficiência possam eventualmente fazer do yuan digital uma moeda preferida para remessas à medida que os países aprofundem os laços financeiros com a China.

A China, com um modelo que funciona, está oferecendo uma maneira rápida para gerenciar o caixa digital. O presidente Xi no ano passado pediu que a China aproveitasse as oportunidades para estabelecer regras internacionais para moedas digitais, assim como Pequim tem procurado influenciar e dominar uma série de padrões de tecnologia avançada, como telecomunicações 5G, carros sem motorista e reconhecimento facial.

Questionado durante uma recente aparição no Senado se o dólar poderia ser digitalizado para ajudar os EUA a defender sua supremacia, o Sr. Powell, do Fed, disse que pesquisar essa questão é um "projeto de alta prioridade".

"Não precisamos ser os primeiros", disse ele. "Precisamos acertar."

Peço desculpas pela extensão do post, mas acredito que esse assunto é muito importante. A ideia levantada pela Gavekal parece ser exatamente a estratégia adotada pela China, e enquanto os americanos parecem de certa forma atordoados, dando declarações como a de Powell acima, o yuan digital vai ganhando tereno na velocidade da luz. Se preparem para dentro em breve ter uma conta em yuan — a moeda que vai desbancar o dólar!

No post trabalhando-do-banheiro fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “O SP500 deve caminhar no sentido do objetivo destacado em verde ao redor de 4.200, conforme apontado no gráfico abaixo” ... ...” O que está postado aqui é a alta pequena, não quis incluir a grande nesse momento. Ambas espelham altas no médio prazo, porém, no meio do caminho são diferentes” ...



A bolsa americana expressa pelo SP500 continua sua caminhada rumo a níveis mais elevados. Fiz uma análise mais detalhada e o caminho da alta pequena, parece ser o mais adequado a se trabalhar. Como vou mostrar a seguir, mais a frente deverá ocorrer uma queda importante.

- Oh David, assim você me assusta.

Calma que ainda existem alguns passos a serem atingidos, como sempre, siga o Mosca!



O objetivo para o término dessa primeira sequência de alta levaria o SP500 ao patamar de 4.385, uma alta de aproximadamente 5%, como mostra o indicador em amarelo. E partir daí que fará uma enorme diferença em qual dos cenários nos encontramos: Se for a alta pequena – o que trabalho neste momento, uma queda que vai durar alguns meses, levaria o índice para 3.300 (queda de 25%), esse movimento de daria em 3 etapas conforme apontando em azul; Caso a alta seja a grande, essa mesma queda teria como objetivo um prazo mais curto (algumas semanas) e um nível de 3.700 (queda de 15%).

Em todo caso, estamos nos aproximando de um momento importante na sequência de alta do SP500, onde uma correção deverá se suceder. Não vai ser nada agradável.

- David, será que não vamos ter tranquilidade de investir na bolsa e esquecer?

Não! Os mercados não são uma linha reta. Quando se observa um gráfico de longo prazo, tem-se a sensação de que era fácil ganhar, bastava colocar dinheiro no início do movimento e correr para o abraço, mas quando se opera em detalhes, nota-se que a cada sequência de alta ocorre uma correção que corrige de 38% a 61%, dependendo do momento em que se encontra.

Vida de investidor não é fácil, sempre é fundamental a disciplina para não cair na torcida.

O SP500 fechou a 4.073, com queda de 0,10%; o USDBRL a R$ 5,6034, com queda de 1,04%; o EURUSD a 1,1866, com alta de 0,47%; e o ouro a U$ 1.741, com alta de 0,74%.

Fique ligado!

Comentários