Diferença entre especular e arriscar #SP500


À primeira vista, essas duas palavras parecem significar a mesma coisa, pois se um investidor especula ele está arriscando. Mas existe uma diferença sutil entre ambas: você especula quando “acha” — está “sentindo” que vai ganhar. Por outro lado, você sempre arrisca quando decide investir em algum ativo seguindo algum critério.

O gestor de carteiras Ben Carlson escreveu em seu Blog sobre esse assunto.

Muitos investidores estão aprendendo os hábitos errados hoje em dia e, eventualmente, isso vai se voltar contra eles.

Por outro lado, você não pode esperar que todos invistam como um robô. Nós humanos somos emocionais, e essas emoções não são boas nem ruins na maioria dos casos, elas simplesmente existem. É impossível combatê-las completamente.

Em termos de comportamento de investidor, eu era da torcida dos robôs, mas mudei de ideia ao longo dos anos depois de lidar o suficiente com humanos. Algumas pessoas simplesmente precisam especular ou correr alguns riscos que normalmente não correriam com o resto de seu portfólio.

A especulação sempre faz parte do mercado e sempre fará.

Era a primavera de 1976. Os investidores ainda estavam lambendo suas feridas da severa queda do mercado em 1973-74. Donaldson, Lufkin & Jenrette, um banco de investimento, estava organizando uma conferência que combinava duas lendas do campo de investimentos no palco ao mesmo tempo — Ben Graham e Charles Ellis.

Ellis, moderando um debate, perguntou a Graham por que o mercado de ações nos meados da década de 1970 estavam sendo um desastre para a maioria dos investidores. Graham respondeu que "a maioria dos profissionais de investimento, embora com inteligência acima da média, não tinha uma compreensão geral de ações".

Após o seminário, Graham e Ellis passaram algum tempo juntos, e a conversa continuou. O problema com nossa indústria, insistiu Graham, não é a especulação em si; a especulação sempre fez parte do mercado e sempre fará. Nosso fracasso como profissionais, continuou ele, é nossa contínua incapacidade de distinguir entre investimento e especulação. Se os profissionais não podem fazer essa distinção, como podem os investidores individuais? O maior perigo que os investidores enfrentam, alertou Graham, é adquirir hábitos especulativos sem perceber que o fizeram. Então eles acabarão com o retorno de um especulador — não é uma decisão inteligente para a poupança de alguém.

A maioria dos investidores supõe que a especulação só tem a ver com a teoria do maior otário, que ocorre quando um investimento não é determinado pelo seu valor fundamental, mas pelo que outra pessoa está disposta a pagar por ele no futuro. Neste caso, a especulação é algo que acontece quando há uma quantidade extrema de euforia nos mercados e os investidores estão tentando acompanhar uma bolha antes que ela estoure, na esperança de que alguém compre deles a um preço cada vez mais alto.

Esta é uma forma de especulação, mas provavelmente não é a pior culpada por perdas porque bolhas são raras.

Eu olho para a especulação por um ângulo diferente. Na minha opinião, você se torna um especulador quando começa a tomar decisões fora de um processo bem definido ou simplesmente não tem processo nenhum. Se você não tem nenhum plano, você está especulando. Se você está constantemente dando tiros a esmo para tomar decisões, você é um especulador. Se fica paralisado pelo medo toda vez que o mercado cai, não sabendo o que fazer com seu portfólio, isso é uma forma de especulação. A mesma coisa se aplica quando não tem nenhum plano de como lidar com um mercado de alta (algo com que muitos investidores estão lutando no momento).

Sempre que ouço alguém perguntar aqui se deveria comprar ou vender ações, minha reação inicial é que eles provavelmente não têm um plano de investimento em vigor, e estão mais ou menos improvisando. Isso não significa que eles não estarão certos de vez em quando, mas investir sem um processo é uma maneira segura de perder dinheiro a longo prazo, que é o único prazo que importa.

Um processo sistemático é a maneira de impor disciplina àquela parte menor de você que comete todos os erros nos piores momentos. Sem um conjunto de diretrizes ou de princípios a seguir, estará constantemente questionando após o fato cada movimento que fizer. Ninguém está certo o tempo todo, mas sem um processo consistente, você se avaliará com um benchmark impossível — as flutuações de mercado de curto prazo — uma situação sem ganho possível.

Isso não significa que você não pode tomar nenhuma decisão discricionária dentro de sua carteira, mas tente lembrar que a pessoa mais fácil de enganar é você mesmo. É bom ser exigente quanto a suas decisões pessoais quando executar um plano de investimento.

Como Warren Buffett disse uma vez: "O risco vem de não saber o que está fazendo." Ter um processo sistemático mitiga esse risco em grande parte. Não protege do risco de perdas, mas diminui as chances de você estar especulando com a poupança de uma vida inteira.

As colocações feitas por Carlson são muito úteis e valem como princípio, pois não recomendam uma forma de não se deixar levar pelas emoções. Certa vez pensei que seria muito melhor se pudéssemos congelar nossas emoções quando o assunto fosse investimento, o que evitaria erros cometidos por impulsos. Mas além de não ser possível, também não seria produtivo, pois nos tornaríamos robôs.

A ideia de se ter uma sistemática é fundamental para que a emoção não tome conta de sua decisão e desviando do método original. É muito comum entrar numa posição e em seguida o ativo cai. Ficamos com a sensação de burrice, pensamentos do tipo: estava na cara que iria cair, sou o trouxa do mercado, e muitos outros que destroem nossa autoestima.

Tanto faz se a base de decisão é a análise fundamentalista ou técnica, ambas têm parâmetros usados na decisão. Também não advogo que se compre uma ação e se esqueça o assunto, argumentando que comprou para o longo prazo, pois como dizia Keynes, no longo prazo estaremos todos mortos.

Minha experiência sugere que se questione os fundamentos usados na sua compra: se eles mudaram, você deve abandonar o barco, pois se não o fizer irá passar de investidor a torcedor. Mas a maior dica que eu posso dar é usar stop loss: nenhuma posição deveria estar em seu portfólio sem um stop loss, sem exceção.

No passado da minha vida pessoal cruzei com inúmeros especuladores, sendo que vários deles saíram do mercado de forma abrupta, ou porque perderam tudo, ficaram inadimplentes. Depois dessas experiências criei uma frase que me acompanha: O final de todo especulador é na sarjeta!

No post bom-demais-para-ser-real, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...” A linha azul tem uma sequência que, se confirmada, deveria levar o índice a 4.290. Agora note a linha amarela: depois de atingido esse nível de 4.290, uma correção deve ter curso, levando o SP500 de volta ao nível de 4.100, para em seguida atingir 4.380” ...



Após o anúncio feito pelo presidente Biden de que iria botar o Leão na rua para abocanhar mais impostos, o mercado se recuperou rondando agora as máximas históricas. Como sempre digo, se você tem que pagar IR é porque ganhou dinheiro, então não pode ser tão ruim assim; não gostamos, mas fazer o quê!

Tudo permanece de acordo com o descrito acima, apenas os objetivos se alteram um pouco em função desses novos pontos.



Os níveis poderão ser superiores ao originalmente imaginado, no curto prazo cálculo uma alta que deveria levar o índice a 4.345 — linha amarela III — para em seguida sofrer uma correção ao redor de 4.155, e por último os objetivos imersos nos retângulos amarelo e azul.

Pelo sim, pelo não, estou ajustando ligeiramente o stop loss para 4.000.

O SP500 fechou a 4.191, sem variação; o USDBRL a R$ 5,4605, com alta de 0,44%; o EURUSD a 1,2089, sem variação; e o ouro a U$ 1.775, com queda de 0,30%.

Fique ligado!

Comentários