Powell está blefando? #Ibovespa


 

O Presidente do Fed Jerome Powell deu uma entrevista na semana passada ao programa 60 Minutes (equivalente ao Fantástico no Brasil). Durante sua apresentação, reafirmou categoricamente que os juros não sobem neste ano e very unlikley (muito improvável) que subam em 2022. É impossível supor que ele e os outros membros do Fed não estão levando em consideração as opiniões de diversos economistas que estão alertando quanto aos riscos inflacionários. Será que o Fed está blefando ou está considerando a inflação um problema de curto prazo?

Um artigo de Craig Torres e Liz McCormick na Bloomberg levanta a hipótese de que a preocupação é na verdade com a falta de inflação.

Os diretores do Federal Reserve estão tão preocupados com uma taxa de inflação muito baixa bem como com uma muito alta.

Embora o aumento dos preços agora esteja na berlinda com a reabertura da economia e o aumento da demanda, as tendências de longo prazo que estancaram os custos globais podem ressurgir com o fim da pandemia, segundo alguns formuladores de políticas. Isso tornaria mais difícil cumprir sua nova estratégia de administrar por um tempo uma inflação acima da meta de 2%, a fim de alcançar esse objetivo a longo prazo.

"É mais provável que tenhamos sucesso com o novo regime de política monetária do que se não o tivéssemos", disse esta semana em uma entrevista o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren. Mas com base na experiência da última década, "você tem que levar a sério a ideia de que não será tão fácil obter uma inflação de 2%".


Os formuladores de políticas do banco central têm sido questionados nas últimas semanas se um aumento esperado nos preços — à medida que os EUA se recuperam de paralisações pandêmicas — será um pico temporário ou algo mais permanente e perigoso para a economia, após uma onda de estímulos monetários e fiscais sem precedentes no último ano.

Durante anos, as principais economias, incluindo os EUA, o Japão e a zona do euro têm lutado para elevar a inflação para 2%, mesmo com ações agressivas de política monetária. O envelhecimento populacional, o impacto da nova tecnologia e a força deflacionária da globalização não são coisas que os bancos centrais possam afastar com seu pensamento, ao mesmo tempo que as taxas fixadas em zero — ou abaixo — comprovam o quanto seu poder é limitado.

O pessimismo em relação à inflação aparece também nas previsões  dos diretores do Fed em sua reunião de março. Mesmo depois de levar em conta nas suas previsões a aprovação no mês passado do pacote de estímulo adicional de US$ 1,9 trilhão, mais da metade dos 18 membros do Fed estimou que a inflação ficaria em torno de 2% ou ligeiramente abaixo no ano que vem. A maioria também prevê preços em uma faixa de 1,9% a 2,2% para 2023.

"Vários participantes comentaram que os fatores que contribuíram para a inflação baixa durante a expansão anterior poderiam exercer novamente mais pressão para baixo sobre a inflação do que o esperado." 

Pico de março

Por outro lado, o salto pronunciado nos preços ao consumidor no mês passado é um lembrete de que os riscos estão nos dois lados. Os preços de bens e serviços subiram no mês passado, com o índice de preços ao consumidor subindo 0,6% após um ganho de 0,4% em fevereiro, à medida que o fim dos bloqueios pandêmicos aumentou o custo da gasolina, aluguel de carros e quartos de hotel, de acordo com dados divulgados na terça-feira.

Rosengren disse que o Fed nunca tentou mudar para um novo regime político, ao sair de uma pandemia, em meio a estímulos fiscais agressivos. "Temos que ser muito humildes em relação a nossa previsão dos resultados da inflação", disse ele.

Alguns indicadores de inflação de longo prazo estão começando a subir, um sinal de que o Fed está pelo menos ciente da perspectiva do público que indica a direção correta. A taxa do contrato de swap futuro de cinco anos para a inflação dos preços ao consumidor está em torno de 2,4%.

Isso está acima da baixa no ano passado de pouco menos de 1% durante o período de pico da pandemia. Ao ajustar-se para as diferenças de medição entre o CPI e o PCE — medida preferencial do Fed —, isso coloca os preços de inflação de longo prazo pouco acima da meta de 2% do Banco Central.




No entanto, alguns observadores do mercado — como os formuladores de políticas do Fed — consideram um desafio o aumento duradouro da inflação.

"Estamos prevendo um núcleo de CPI que se aproxime de 1,9% ou mais", depois que os efeitos básicos temporários filtrarem os dados, disse Phoebe White, estrategista de taxas de juros do JPMorgan Chase & Co. "Isso ainda é muito suave e achamos que a tendência subjacente da inflação para 2022 será bastante gradual".

Leia Mais: Matemática simples está prestes a causar um problema de inflação

Há uma série de forças que provavelmente manterão a inflação baixa do ponto de vista do Fed, incluindo os milhões de americanos ainda desempregados. Mudanças lentas no comportamento pandêmico — mesmo com a implantação das vacinas —, o fraco poder de barganha salarial e uma força de trabalho envelhecida também poderiam manter a demanda global moderada e os preços sob controle.
"Acreditamos que continuaremos em um ambiente inflacionário mais baixo, tanto nos EUA quanto no mundo", disse Steven Oh, chefe de renda fixa da PineBridge Investments.
"Não teremos necessariamente sucesso em atingir as metas de inflação de forma sustentável."

O Fed também tem ferramentas limitadas. Em sua recente declaração, o Fed prometeu manter as taxas em zero até que "a inflação tenha subido para 2% e esteja a caminho de moderadamente superar 2% por algum tempo". Mas a promessa de não fazer nada também levanta questões sobre a potência dessa política. O banco central dos EUA tem o costume de falhar consistentemente na meta de inflação de 2% desde que ela foi criada em 2012.

"Na verdade, trata-se de mudar a mentalidade e a experiência das pessoas nos últimos dez anos", disse Tiffany Wilding, economista da Califórnia Pacific Investment Management. " Você vai precisar de vários períodos, talvez vários anos, de inflação acima da meta de 2% do Fed para realmente ancorar essas expectativas, porque elas baixaram."

A inflação deve ser uma tema que vai perdurar por um bom tempo sem que haja uma conclusão. Sabemos que no curto prazo haverá influências no sentido da alta tanto pelo efeito calendário — a deflação ocorrida no ano passado —, bem como pelo descompasso entre oferta e demanda, além de certa demanda reprimida ocasionada pela pandemia. Mas o Fed tem que se basear em tendências de mais longo prazo e aí fica difícil de separar o que é o quê.

Em todo caso, isso não implica que os juros não possam subir. Até devem, se as condições econômicas voltarem ao normal — afinal, estão muito baixos. Esse fator não é importante para os mercados de risco, e sim se o motivo da alta não for esse mas sim a inflação.

No gráfico a seguir, que mede a inflação em termo de preços e não percentualmente um mês contra o outro, pode-se notar que por enquanto não existe motivo de preocupação, sendo as altas recentes um problema de calendário.



No post o-descompasso-do-mercado-de-trabalho fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” Existe uma região pontilhada entre 118 mil e 120 mil que deve apresentar resistência por se tratar das máximas do início de 2020, bem como da tentativa de rompimento ocorrida em janeiro último” ...



A configuração técnica do Ibovespa não apresenta um quadro claro, e existem algumas possibilidades diferentes das que eu trabalho. Entretanto, essa dúvida não influi no cenário de alta, desde que, o índice ultrapasse a região apontada acima. Durante a última semana, o Ibovespa vem ganhando terreno e hoje busca superar o último ponto de ambiguidade, que está próximo — 120.900.

Supondo que exista essa confirmação, acredito que o objetivo de 131 mil passa a ser factível nas próximas semanas.



A bolsa brasileira se encontra muito defasada quando comparada a seus pares emergentes, tomando-se como base o início do ano de 2020. Mesmo comparando com pares mais próximos como o México — no índice mais global estão inclusas as bolsas asiáticas —, a diferença também é marcante.



O SP500 fechou a 4.124, com queda de 0,41%; o USDBRL a R$ 5,6681, com queda de 0,85%; o EURUSD a 1,1977, com alta de 0,26%; e o ouro a U$ 1.736, com queda de 0,45%.

Fique ligado!

Comentários