Abundância das criptomoedas #ibovespa

 


Quem acompanha o Mosca com frequência, sabe da minha opinião sobre o principal argumento de escassez usado pelos defensores do Bitcoin: existem mais de mil criptomoedas diferentes.

Recentemente, uma nova coqueluche vem despertando o interesse dos investidores — o Ethereum. Há um motivo: todas as transações de NFT: ---você sabe o que é NFT? --- são liquidadas em Ethereum e incorporadas ao seu blockchain, garantindo a propriedade e a portabilidade do NFT. O Bitcoin não oferece nenhuma utilidade parecida.

Um artigo de Tyler Durden no ZeroHedge reporta essa mudança de preferência.

Pela primeira vez em dois anos, a "dominância" do Bitcoin no criptoespaço caiu para 50%, com o súbito ressurgimento da popularidade dos altcoins.



O Ethereum tem sido o maior ganhador durante este movimento recente, tendo agora recuperado todas as perdas na queda do fim de semana e chegado a nova máxima histórica.



Em comentário, Larry MacDonald, do Bear Traps Report, observa que um investidor bilionário lhe disse esta semana para "prestar atenção — a relação ETH/BTC está prestes a ter uma alta épica. Acho que o Ethereum é a compra mais interessante do mundo neste momento."

O Bitcoin continua definhando, incapaz de mostrar compradores após a liquidação do fim de semana



O Bitcoin pode estar sob alguma pressão após um relatório do The Guardian, em que Morten Friis, chefe do comitê de risco do banco britânico NatWest, revelou que o banco recusará serviço a pessoas jurídicas que aceitem pagamentos em criptomoedas.

Friis comunicou a posição do banco durante o evento de acionistas de quarta-feira, afirmando:

"Não temos apetite para lidar com clientes, sejam novos clientes ou existentes, cujo principal negócio seja lastreado por uma troca de criptomoedas, ou que transacionem em criptomoedas como sua principal atividade."

Os comentários de Friis ecoam sentimentos semelhantes recentemente atribuídos ao HSBC, outro banco britânico, que usou declarações idênticas ao anunciar sua decisão de proibir seus clientes de comprar ações da MicroStrategy.

E esse baixo desempenho levou a ETH ao seu maior nível em relação ao BTC desde agosto de 2018...



Se essa tendência começar a se concretizar, e caso ocorra com a queda dos preços do Bitcoin — o que tecnicamente é possível conforme relatei no post o-unico-motivo, a grande maioria dos investidores nessa moeda vai coçar a cabeça para tentar entender como o Bitcoin cai e uma outra criptomoeda. O motivo é simples: não existe escassez — e se essa ideia se concretizar, esses investidores irão se questionar para que serve o Bitcoin. A resposta do Mosca está no post acima.

Somente o tempo dirá o que irá acontecer com o Bitcoin, ou será que as empresas que estão aceitando Bitcoin, como a Tesla de Elon Musk, vão aceitar todas as criptomoedas só por um capricho de seu CEO?

No post powell-esta-blefando-? fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” A configuração técnica do Ibovespa não apresenta um quadro claro, e existem algumas possibilidades diferentes das que eu trabalho” ... ...” o Ibovespa vem ganhando terreno e hoje busca superar o último ponto de ambiguidade, que está próximo 120.900” ...




Não ocorreu muita mudança em termos de preços, mas tecnicamente vale observar alguns pontos. Houve uma tentativa de rompimento das duas linhas pontilhadas em cinza que denotam concentração nesse intervalo em conjunto com a tentativa frustrada desse rompimento em janeiro último. É esperado que volte a testar novamente essa região, o que pode estar ocorrendo agora. Outro ponto técnico de muita importância que o nível de 120.850 seja rompido.

 Por tudo isso, acredito que o Ibovespa está “digerindo” essa região em que se encontra no momento.



Uma retração até 119.300/117.600 pode fazer parte dessa consolidação, o que eu não gostaria é que o índice vá muito abaixo desse último nível. Como também apontado acima, caso o Ibovespa caia abaixo de 115.490, minha análise teria que ser revista.

O SP500 fechou a 4.134, com queda de 0,92%; o USDBRL a R$ 5,4550, com queda de 2,05%; o EURUSD a 1,2016, com queda de 0,14%; e o ouro a U$ 1.783, com queda de 0,58%.

Fique ligado!

Comentários