Apenas uma opinião

 

Existem situações na vida onde ficamos perplexos com a disparidade entre nossas ideias e o consenso. Um exemplo recente é a evolução da candidatura Boulos a prefeito de São Paulo. Assisti na última segunda-feira, o seu debate com o oponente Covas no Roda Viva. Para não entrar nos detalhes vou citar o mais importante no meu ponto de vista. Se tivesse que contratar o Boulos para algum cargo de uma empresa, escolheria a cozinha; não que seja menos importante, mas porque não exige capacidade de gestão. Ele seria muito bom para entreter os funcionários da empresa enquanto fazem suas refeições. Conclusão: Não demonstrou nenhuma capacidade de gestão, além de todos os outros aspectos oriundos de seu partido, o PSOL.

Esse candidato subiu bastante nas pesquisas e está encostando no Covas, ameaçando a sua reeleição. No Estadão de hoje saiu o perfil de seus eleitores, e basicamente existe uma divisão entre os jovens e mais velhos, Boulos domina no primeiro segmento e perde no segundo.

Esse e outros eventos durante minha vida fizeram com que eu não projetasse o que eu acho no que todo o mundo acha.

Um relatório publicado pelo Bank of America enfatiza a expressiva predominância da Geração Z no futuro próximo. A importância disso vocês poderão ver no decorrer deste post.

Nem todos os jovens compartilham os mesmos hábitos diários ou as mesmas visões do mundo. Os Millenials estão cortando os “cabos” da TV, enquanto a Geração Z nem sabe o que isso significa. No gráfico a seguir, se nota que 45% dos Millenials ainda usam esse canal de comunicação, comparado com 26% para a geração mais jovem.


A Geração Z assiste e-sports e apenas 18% dos jovens entre 18 a 24 anos assistem aos esportes tradicionais. Para quem não conhece, e-sports são competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente entre os profissionais. Eventos como o Intel Extreme Masters e o WCG fornecem transmissões ao vivo de competições, como prêmios em dinheiro para os concorrentes.
Os Millenials sabem como era o mundo quando você tinha que ir à biblioteca para ter uma pergunta respondida. Ou, mais provável, eles sabem como era fazer uma pergunta e não se importar com a falta de uma resposta. A Gen Z nunca soube de nada disso. Os millenials simplesmente adotaram a internet. A Gen Z nasceu nela, moldada por ela.

De acordo com um novo relatório da BofA Global Research chamado OK Zoomer, "a Gen Z passará quase 6 anos de sua vida nas mídias sociais. Isso é mais do que o tempo gasto para comer, estudar e socializar, combinados."


Estamos todos cansados de ouvir sobre Millenials. É hora de mudar nossa atenção para a próxima geração, a Gen Z. Essas são as 2,5 bilhões de pessoas nascidas entre 1996 e 2016.

A Gen Z é a maior faixa etária, representando 32% da população global, e 9 entre 10 desses jovens vive em mercados emergentes.


... meio bilhão deles moram na Índia, mais que o combinado da Gen Z da China e dos EUA.
Embora a Gen Z seja a maior faixa etária, ela não é suficiente para compensar o envelhecimento da população no resto do mundo. De acordo com a Euromonitor, no início da década de 2030, as pessoas com mais de 60 anos superarão a população abaixo de 10. Esta será a primeira vez que isso acontece.

Uma vez que nos aprofundamos um pouco, notamos que a demografia não é distribuída uniformemente em todo o mundo. A Europa, um continente envelhecido, é a única com mais pessoas acima de 65 anos do que abaixo de 15 anos. A África, por outro lado, tem uma tonelada de jovens. 41% do continente tem menos de 15 anos.

A demografia tem grandes implicações para todos. Ela molda as sociedades. Transforma sistemas políticos. Faz as economias funcionarem.

O impacto para os vários segmentos econômicos é grande, e os beneficiários são: comércio eletrônico, pagamentos, luxo, mídia, ESG.

A Geração Z é a geração online: aproximadamente metade está online "quase constantemente" e um quarto deles passarão mais de 10 horas por dia em seus telefones. Pela pesquisa, para mais de um quarto da Gen Z, a melhor opção de pagamento era o telefone, enquanto os cartões de crédito nem estavam entre os três principais. Essa geração tem menos chance de escolher experiências do que bens e valores sustentáveis. E em itens de luxo a opção é por qualidade ao invés do preço, como seu principal fator de compra.

Geração Z: álcool, carne, carros, ventos contrários para viagens

Apenas metade dos adolescentes dos EUA sabe dirigir, enquanto a pesquisa mostra que menos da metade da geração Z consome álcool, e mais da metade tem algum tipo de restrição à carne. Um terço deles confiaria em um robô para tomar suas decisões financeiras. O foco ativista dessa geração filtra suas interações com negócios também — dão um peso de 80% do investimento ESG em suas decisões financeiras, e também impulsionaram campanhas de sustentabilidade voltadas para o consumidor. Setores de consumo prejudiciais, como fast fashion, podem ser o próximo foco.

A tabela a seguir mostra uma avaliação qualitativa nos vários setores da economia.

Me lembro da primeira vez que um analista recomendou o investimento na área de Games. De início, não tive muita motivação na leitura pois não imaginava quem poderia se interessar por essa atividade, e mais, como gerar lucros para quem estivesse envolvido. Errei feio! Hoje essa atividade é seguida por centenas de milhares de pessoas e geram elevados retornos.

Alguns dos valores considerados muito importantes para a Geração Z, como a sustentabilidade, vai envolver investimentos enormes e ao mesmo tempo ameaças a grandes empresas estabelecidas. Nesse ponto, a Covid-19, pelo mau motivo, acabou despertando as pessoas para o fato que o mundo digital chegou para ficar e vai continuar desafiando os modelos antigos.

Quando estiver fazendo suas projeções para o futuro, não esqueça que você é somente uma opinião, e as que vão predominar podem ser muito diferentes da sua.

No post taxa-de-0% = U$0, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “Tenho percebido que as correções estão sendo menores que a opção mais provável indicaria” ... ...” A situação atual permite 2 formas de atuação: a primeira, entrar antecipadamente prevendo a menor retração (porém recomendo não seja a posição integral - gráfico abaixo)” ...


O mercado está próximo das máximas históricas e é possível que ultrapasse esse nível nos próximos dias. No post acima indiquei as razões que não me fizeram comprar naquela data, sendo assim ficamos na mesma situação. Vou elencar um nível de entrada somente nessa ocorrência, pois é possível que a correção esteja em curso.


O ponto de entrada num rompimento seria a 3.700, caso o índice feche acima desse nível. Nesse caso o stop loss seria a 3.580. É importante frisar que, esse stop loss é preventivo, apenas no caso de uma falsa ruptura. Alternativamente, caso o SP500 ainda esteja na correção, como indicado pelas linhas em laranja, anotei dentro da elipse pontos potenciais de reversão dessa pequena queda. Fiquem atentos a qualquer alteração de rumo.

O SP500 fechou a 3.629, com queda de 0,16%; o USDBRL a R$ 5,3137, com queda de 1,12%; o EURUSD a 1,1920, com alta de 0,28%; e o ouro a U$ 1.805, com queda de 0,14%.

Fique ligado!

Comentários

Postar um comentário