Quer adivinhar o futuro?

 


O tema de hoje é interessante para que eu possa mostrar as diferenças da Análise Técnica e da Análise Fundamentalista. Eu sei que insisto bastante neste assunto, mas a aceitação requer tempo — como ocorreu comigo. Outro dia, um leitor que acompanha o Mosca e me conhece de longa data, perguntou “Você lembra quando dizia que nuca iria usar gráficos? O que aconteceu?” Naquela época não conhecia nada do assunto e, como todo ser humano, existe uma tendência de rejeitar o que não se conhece. Mas minha experiência, aliada a uma introdução às finanças comportamentais, mudou minha maneira de pensar.

Uma frase que uso muito é que: pessoas inteligentes aprendem com o erro e mudam. Acho que me encaixo nessa afirmação — sem me considerar pretensioso (ou eu sou? Hahaha ...).

Vou comentar um artigo de Michael Batnick publicado no Irrelevant Investor, que está relacionado a esse tema.

Um dos temas ao qual sempre volto é que, mesmo que você soubesse o que aconteceria no futuro, ainda assim, não saberia como o mercado vai reagir.

Veja o COVID-19, por exemplo. Se você soubesse que a economia fecharia, que milhões de pessoas estariam desempregadas e que centenas de milhares de pessoas morreriam, qual seria sua previsão para o mercado de ações? Você provavelmente teria apostado corretamente em março e errado completamente no resto do ano.

O que nos leva à eleição.

Se alguém lhe dissesse que ainda estaríamos processando os resultados da eleição no dia seguinte, com o que parece ser uma vitória de Biden sem mudar o Senado, o que você preveria para as ações? Alguém diria "o melhor dia de todos os tempos depois de uma votação presidencial?" Eu sei que eu não faria isso. E ainda assim, aqui estamos nós.


Conhecer um resultado antes do fato é impossível. Crianças de 9 anos entendem isso. Mas ainda há pessoas adultas que pensam que podem, ou talvez saibam que não podem, mas agem ao contrário. Ou talvez apenas mintam para si mesmos, a fim de obter uma ilusão de controle. Eu entendo, medo e ganância e por aí vai. Como eu disse antes da eleição, contanto que você não exagere nas posições, não tem problema. E daí que os seus hedges lhe custaram um pouco de dinheiro? Se isso manteve você no jogo, tudo bem.

Se, no entanto, você tomou uma decisão que está lhe custando mais do que alguns dólares, então espero que você tire algo dessa experiência. E a lição é muito simples; mesmo que você soubesse o que iria acontecer no futuro, você ainda não saberia a reação do mercado.

Um outro artigo do Wall Street Journal busca racionalizar os movimentos observados nos mercados. Acredito que não seria de interesse ao leitor entender a visão desse diário sobre os movimentos de alta e baixa dos juros, ou porque as empresas de tecnologia subiram de forma pujante enquanto as ações cíclicas ficaram para trás. O melhor do artigo é a citação do economista John Maynard Keynes, que definiu o problema em uma seção de sua Teoria Geral do Emprego, Juros e Dinheiro — que todo investidor deve ler. Os investidores não estão tentando identificar as melhores empresas, mas descobrir que empresas outras pessoas acham que serão as melhores — ou as que outras pessoas acham, que outras pessoas acham, que serão as melhores. "Chegamos ao terceiro grau em que dedicamos nossas inteligências a antecipar qual a opinião média esperada pela opinião média", escreve Keynes.

Enquanto os fundamentalistas tentam criar cenários possíveis com a nova configuração política, os analistas técnicos observam o que o mercado está fazendo e, através de conhecimento técnico, buscam antecipar o que deve ocorrer no futuro, sem analisar o balanço das empresas ou utilizar modelos macroeconômicos mas partindo de um princípio básico do comportamento das pessoas — que, segundo a teoria das Ondas de Elliott que eu sigo, se desenvolve de forma fractal e de acordo com ciclos.

No post concorrencia-sem-limites, fiz os seguintes comentários sobre a Nasdaq100: ... “Por enquanto mantemos a projeção que estamos dentro da Correção pequena e que dentro em breve o índice inicia o movimento de alta. A personalidade da onda 2 que estaria em curso, é essa mesma, coloca em dúvida o primeiro passo da alta. O limite para tanto é 10.673!” ... ...” Muito bem, como seria o trade:

Compra – 11.200

Stoploss – 10.670

Perda percentual – 5%

O retorno pode ser expressivo, haja visto que, poderá subir bastante” ...


O Nasdaq100 chegou a mínima de 10.957 na semana passada e a partir dai já subiu 10% em 3 dias, nada mal! Esse movimento nos permite elevar o stoploss para 11.300, garantindo que não haverá perda.

Como ficamos daqui em diante? Cada dia que passa me parece mais claro que estamos entrando num movimento íngreme de alta, pois pelas minhas assunções, estamos entrando na onda 3, a mais poderosa. Para que haja essa confirmação, é necessário que o indicie ultrapasse os pontos indicados no gráfico abaixo.


- David, qual a expectativa de alta, se esses níveis forem ultrapassados?

 Assim como no SP500 comentado ontem concorrencia-sem-limites, o Nasdaq 100 também tem objetivos significativos. Para colocar em perspectiva, o primeiro seria em 20.100, que se ultrapassado levaria a 29.300 (o mais provável), incríveis 140%!

Tenho observado que vários mercados estão saindo da letargia, hoje foi o dia do ouro que subiu 2,47%, sem falar na prata com alta de 6,16%; além do euro com alta de 0,90%.

Esses movimentos me fizeram lembrar um momento na minha vida profissional aonde o lucro dos bancos era enorme. Nesse momento eu dizia que existiam 4 bons negócios: um banco ótimo, um banco bom, um banco médio e um banco ruim, todos davam muito lucro. Parece que estamos entrando numa fase em que todos os ativos irão subir, os ótimos, bons, médios e ruins, talvez a única exceção seja a renda fixa.

Amanha pretendo publicar os motivos para tamanho otimismo, se é que isso possa ser dito.

O SP500 fechou a 3.510, com alta de 1,95%; o USDBRL a R$ 5,5395, com queda de 2,19%; o EURUSD a 1,1828, com alta de 0,90%; e o ouro a U$ 1.950, com alta de 2,47%.

Fique ligado!

Comentários