Tem muitos gatos no telhado #Ibovespa

 


Hoje foi publicado o índice de inflação CPI, que ficou em 0,41% no mês, levando a taxa de 12 meses para 5,44% a.a. O componente que exclui os itens voláteis de gasolina e alimentos — se bem que hoje em dia muitos itens estariam assim classificados — ficou em 0,24%, elevando a taxa para 4,03% em 12 meses.



Em artigo de Reade Pickert na Bloomberg, destacou que uma combinação de desafios de transporte sem precedentes, escassez de materiais, altos preços das commodities e aumento dos salários aumentaram drasticamente os custos para os produtores. Muitos repassaram uma parte desses custos aos consumidores, levando a uma ‎‎inflação mais persistente‎‎ do que muitos economistas — incluindo os do Federal Reserve — tinham originalmente previsto.‎

‎Os dados do CPI refletem correntes cruzadas na economia. As tarifas dos hotéis caíram, refletindo o impacto da variante delta nas viagens, mas a inflação está se expandindo para além das categorias associadas à reabertura. Isso é "preocupante" da perspectiva do Fed, disse à Bloomberg Economics em um ‎‎nota‎.

‎Preços mais altos dos imóveis estão começando a transparecer através dos dados. O aluguel da residência principal saltou 0,5%, o maior desde 2001, enquanto uma medida do aluguel equivalente dos proprietários registrou o maior ganho em cinco anos. Os custos de moradia, que são vistos como um componente mais estrutural do CPI e compõem cerca de um terço do índice global, poderiam demonstrar ser uma causa mais durável para a inflação.

Esse é um dos gatos que se instalou no telhado, pois como os imóveis subiram significativamente desde a pandemia, é razoável supor que os aluguéis serão reajustados de forma mais lenta durante diversos meses quando se utiliza um valor médio de captura.



O Fed de Atlanta publica um painel que contém vários indicadores de inflação em diversas janelas de tempo. Através de cores, aponta como um determinado índice diverge de seu objetivo traçado, elencando em vermelho altas superiores a 0,5%. Muitas das janelas de 6 meses a 2 anos estão agora na zona vermelha (mais de 50 pp acima da meta), enquanto as de 4 a 8 anos estão agora dentro da faixa alvo.

Então, estaria o Fed tendo sucesso no mandato do FAIT — Flexible average inflation targeting — ou permitindo um perigoso overshooting? Sua resposta depende do período que você usa e se essa inflação é transitória. Mesmo em um ambiente transitório, as previsões de consenso indicam que 2022 terá um CPI em torno de 3%, o que ajudará a elevar um pouco mais dessas médias na tabela para a zona vermelha.



Um segundo gato no telhado diz respeito à mão de obra, na qual os empresários de uma maneira generalizada vêm destacando a dificuldade de contratação. Uma pesquisa publicada pelos empresários de pequenas e medias empresas fornece uma ideia de como pretendem resolver essa escassez: através do velho método, a elevação de salários.



Um relatório publicado pela Gavekal fornece uma visão mais preocupante da causa do aperto no mercado de emprego. Naturalmente, o argumento apresentado a seguir tem um impacto mais demorado por ser estrutural.

Nós temos como premissa que a fábrica do mundo é a China por causa de um enorme contingente de trabalhadores entrando no mercado de trabalho. Ocorre que esse país adotou há vários anos uma política de um filho por casal — essa medida só foi abolida recentemente. O que ocorreu no tempo? O crescimento do número de pessoas que entravam no mercado de trabalho foi decrescendo e desde 2020 se tornou negativo.



Como os leitores pode notar, existem algumas razões que colocam em xeque o argumento da inflação temporária. Essas questões já estão espelhadas no mercado, com apostas de 2 altas de juros já para 2022 em 72%. Notem como essa percentagem evoluiu desde setembro.



Levando em consideração os dados que tenho observado ultimamente, existem muitos gatos no telhado, alguns bem chatos que não pretendem sair de lá tão cedo. Espero que o Fed não fique na torcida e comece a agir retirando os estímulos monetários.

No post o-que-está-errado, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... “Uma boa notícia, o Ibovespa completou 5 ondas hoje o que indica uma alta ainda cedo para dizer qual a magnitude. A área dentro o triangulo seria a região onde provavelmente vamos sugerir um trade de compra. Acompanhe o Mosca para amos detalhes” ...



O Ibovespa continua indo bem, como poderão observar no gráfico abaixo. Uma correção pode ter terminado, conforme destacado na elipse. O meu amigo já, já vai perguntar por que não compro imediatamente. Eu o conheço de longa data e sei que tem um viés na bolsa brasileira. Mas o Mosca fica contido aos parâmetros do gráfico1.

1 Um leitor assíduo fez uma observação semântica muito válida, a de que usar o argumento de análise técnica não especifica o modelo adotado, já que existem muitas delas. Sendo assim, vou usar daqui em diante “análise gráfica”.



- Hahaha ..., você se antecipou. Mas pode responder!

O motivo é que primeiro o gráfico é de curto prazo e como tanto necessita cuidado; segundo, eu acredito que essa correção pequena ainda não terminou —embora tecnicamente pode ter ocorrido; por último, se esse for o caso, é necessário que ultrapasse a região destacada entre 114.00 – 114.800.

Como havia comentado, o Ibovespa está trilhando um bom caminho. Fiquem de olho para uma sugestão de compra.  

O SP500 fechou a 4.363, com alta de 0,30%; o USDBRL a R$ 5,5134, com queda de 0,44%; o EURUSD a 1,1593, com alta de 0,54%; e o ouro a U$1.792, com alta de 1,86%.

Fique ligado!

Comentários