A fuga #bitcoin #eurusd


O
Mosca tem se esforçado em encontrar motivos para comprar bitcoin ou qualquer outra criptomoeda. Naturalmente tenho um viés contrário, pois desde sua existência há 10 anos não encontrei quase nenhuma. No ano passado, resolvi adotar uma postura mais pragmática e acompanhá-lo do ponto de vista gráfico — afinal, se sou adepto dessa ferramenta, tenho que ser agnóstico — entretanto até hoje não comprei nenhum real.

 Mais recentemente, quando o presidente da Turquia, Recep Edorgan, resolveu assumir as ações de seu banco central, baixando a taxa de juros na marra. Com o nível adotado as taxa real ficou negativa. A moeda entrou em queda livre, fazendo a festa dos especuladores. Um país que apresenta altos níveis de inflação e reservas baixas é um paraíso para os especuladores, como diria um ex-sócio: “apostar contra é como bater um pênalti sem goleiro”.

Ao ver sua moeda perder metade do valor num espaço de 75 dias, Erdogan resolveu adotar no Natal algumas medidas para estancar essa queda, oferecendo gratuitamente uma proteção cambial para quem investir na lira turca; ao final do prazo, o investidor receberá o valor acertado no início acrescido de juros ou a variação da moeda nesse período, o que for maior. Em linguagem de mercado ofereceu um call de dólar for free — um presente de Natal! O gráfico a seguir mostra a trajetória da lira. Antes dessa intervenção se encontrava ao redor de 8 liras por dólar.



O impacto inicial foi enorme. A queda do dólar pegou todos os especuladores de calça curta e uma onda de stop loss lhes infligiu uma perda de 40%. Desde então, a moeda turca vem perdendo valor.

Creio que nenhum cidadão turco acredita que esse modelo pode funcionar por muito tempo, pois a contrapartida dessa ideia de jerico é o aumento da dívida pública. Enquanto não resolver seu problema de dólar x dólar — vocês lembram desse termo que criei para enfatizar quando é necessário ter dólar nas reservas —, sua moeda continuará desvalorizando, pois os estrangeiros não irão investir nesse país nessas condições.

Depois dessa introdução (longa?), vamos ao caso do cidadão turco que observou sua moeda despencar diariamente: o que você faria, permaneceria estático ou buscaria uma proteção? Nesse caso, é valido usar o bitcoin para fugir, pois em questão de instantes se livraria da moeda, e volatilidade por volatilidade, pelo menos o bitcoin não cai todo dia. E foi isso que ocorreu, segundo Caitlin Ostroff e outro relatam em um artigo no Wall Street Journal.

O presidente Recep Tayyip Erdogan mergulhou o sistema financeiro da Turquia em tumulto no outono passado, com repetidos cortes nas taxas de juros diante da inflação crescente. A moeda estabilizou um pouco nas últimas semanas ‎‎após um resgate de poupadores pelo governo,‎‎ mas os turcos locais continuam cautelosos. ‎

‎"As políticas sem sentido em relação às taxas, diminuindo a confiança para as estatísticas publicadas sobre inflação e decisões políticas [...] fizeram das criptomoedas um porto seguro, embora as criptomoedas sejam ativos financeiros bastante arriscados e voláteis", disse Kağan Senay, um comerciante de 27 anos em Bursa, no noroeste da Turquia. ‎

Senay disse que começou a negociar bitcoin em 2017 para ganhar dinheiro extra. Cada vez mais, ele também tem visto isso como uma forma de proteger sua renda em lira da inflação. O poder de compra da lira que ele ganha com seu trabalho em um produtor de tecidos diminuiu por causa dos preços mais altos.‎

Os turcos adotaram as criptomoedas, apesar de uma ‎proibição oficial introduzida‎ no ano passado sobre seu uso como forma de pagamento no país. A proibição, que foi revelada sem aviso prévio, "criou uma experiência traumática na comunidade de criptomoedas turca", disse Turan Sert, conselheiro da exchange turca de criptomoedas Paribu. O governo prometeu que uma nova lei de criptomoedas será enviada em breve ao parlamento do país, mas há poucos detalhes de qual será o seu impacto, de acordo com o Sr. Sert.

‎As criptomoedas cresceram em popularidade na Turquia e em partes do mundo em desenvolvimento, onde a desconfiança das políticas econômicas do governo é alta. Nigerianos usam bitcoin para pagamentos após desvalorizações cambiais e controle rigoroso sobre o acesso a moedas estrangeiras. El Salvador no ano passado tornou-se ‎‎a primeira nação a reconhecer o bitcoin como moeda corrente,‎‎ depois de duas décadas uma economia ligada ao dólar americano.‎

 Na Turquia, parte da desconfiança vai além da lira. Dois terços dos depósitos bancários da Turquia são em moedas estrangeiras, a maioria dólares e euros. Os bancos turcos emprestam parte desses dólares ao banco central e ao governo, que os usou para intervir nos mercados cambiais em uma batalha malsucedida para sustentar a lira.

‎Se houvesse uma corrida para retirar dólares, ‎os bancos turcos precisariam recuperar parte desses dólares para atender às necessidades dos depositantes, existe dúvidas de que o governo possa obter os dólares. Na pior das hipóteses, alguns temem que o governo possa forçar os bancos a converter em liras os depósitos em dólares.

‎Isso está empurrando alguns para trocar dólares em contas e dólares em dinheiro por dólares conhecidos como stablecoins, criptomoedas cujo valor é atrelado a moedas tradicionais como o dólar, de acordo com vários poupadores turcos. Mais da metade das negociações contra a lira em dezembro envolviam essas moedas, disse Chainalysis.‎

‎Stablecoins como o tether também são usadas como uma porta de entrada para entrar e sair de posições em moedas mais voláteis, como bitcoin e ethereum. A bolsa de criptomoedas turca Bitlo experimentou uma retomada no número de novos traders no último trimestre, à medida que o valor da lira caiu, disse Esra Alpay, diretora de marketing da empresa. ‎

"A volatilidade da lira turca e o aumento da inflação visto nos últimos meses levaram nossos investidores a ver a criptomoeda como um investimento lucrativo no longo prazo e como um hedge contra a inflação no curto prazo", disse ela. ‎

‎Ege Tuluay, um estudante de 24 anos treinando para ser um marítimo, entrou em Caspicoin, uma loja de criptomoedas no Grand Bazaar, na segunda-feira para verificar a comissão para comprar o tether com suas economias em dólares dos EUA. Ele planeja usar o tether para comprar outras criptomoedas. ‎

‎"As criptomoedas oferecem esperança para os turcos porque estão falidos, então querem ganhar dinheiro. Parece ser dinheiro fácil para o povo turco", disse ele.

Muito bem, tirando o pessoal que está envolvido no mercado de criptomoedas, cuja negociação é proibida na Turquia pelo que relata o artigo, qual a situação do cidadão que fez a “fuga” em bitcoin? Se ele não pretende morar no exterior, a taxa de conversão da lira turca contra qualquer outra moeda, e aqui tenho que incluir temporariamente o bitcoin como moeda, é fundamental.

Dependendo de quando fez a conversão, irá trocar por menos liras agora e para dizer a verdade o momento que escolheu foi quase como uma loteria. O que esse sujeito menos quer daqui em diante e ver sua poupança oscilar diariamente.

Se sua opção foi o bitcoin, terá uma oscilação de segunda ordem. O que quero dizer com isso é que estará sujeito à conversão de bitcoin para dólares e de dólares para lira. Foi uma boa decisão? Acredito que para fugir com rapidez, sem dúvida, num instante troca todas suas liras por bitcoins, mas daí em diante deveria trocar seus bitcoins por dólares ou euros. Ficando em bitcoins, vai correr um risco que não deseja nesse momento — o que ele deseja é não perder poder de compra, e não especular se vai ganhar mais ou menos em relação ao dólar.

Conclusão do Mosca: O bitcoin foi um excelente meio de transporte da poupança, mas continuar nele significa ficar dentro do trem errado!

No post fed-agrada-torcida, fiz os seguintes comentários sobre o euro: ...” O que posso estabelecer? Primeiro que a área denotada no retângulo é indicação de correção por enquanto, só mudaria de opinião caso se forme no curto prazo um movimento de 5 ondas e o nível de  1,1420 seja suplantado” ...



O euro deu sinal de vida essa semana depois de passar os últimos 30 dias confinados no intervalo apontado no retângulo acima. Um das condições colocadas foi sucedida com o rompimento do nível de 1,1420 a outra ainda não é visível.

A moeda única tem formado configurações bastante complexas o que quer dizer que não é visível nenhum movimento direcional de médio prazo mais fidedigno.



Por enquanto me limito a traçar o objetivo para o euro caso o rompimento que ocorreu seja para valer. Notem que existe uma confluência de níveis muito próximos ao redor de 1,2914 e 1,2982, calculados através de diferentes critérios. Quando isso ocorre, permite uma melhor probabilidade de que as premissas adotadas estejam corretas.

Mas não confio muito de forma geral, quero ver as 5 ondas formadas em alta para só depois fazer alguma sugestão de trade. Tudo pode ainda ser um falso rompimento. O que eu sei é que não parece um bom risco retorno ficar vendido na moeda única, embora desde o início do ano passado tenha mais caído que subido.

O SP500 fechou a 4.659, com queda de 1,42%; o USDBRL a R$ 5,5286, sem variação; o EURUSD a 1,1453, com alta de 0,10%; e o ouro a U$ 1.821, com queda de 0,17%.

Fique ligado!

Comentários