Calmaria indica o fim?

 

Hoje é feriado nos EUA, Memorial Day, e nesses dias os mercados ao redor do mundo ficam sem muita movimentação. Na semana passada as bolsas tiveram finalmente um resultado positivo, mas será que a mínima foi atingida ou é apenas um respiro para novas quedas?

A quantidade de artigos sobre esse assunto prolifera tentando comparar com situações passadas induzindo alguma conclusão – na maioria das vezes essas conclusões sugerem que não é hora de sair do mercado. Eu tenho algumas ressalvas sobre esse tipo de “conforto” por dois motivos: primeiro que as situações não se repetem da mesma forma; segundo que agora pode dar a “zebra” e não o que é mais provável. Acredito que o melhor encarar esses artigos como história e cada qual usar seus parâmetros para decidir.

Nick Maggiulli apresenta em seus posts publicados no Of Dollars And Data considerações interessantes como a que se encontra a seguir.

A seguinte citação parece precisa para você?‎

‎Ao longo da pandemia, a nação não tinha uma política uniforme sobre a reunião de lugares, e não havia autoridade central com o poder de fazer e impor regras que todos tinham que obedecer. Cada comunidade agiu por conta própria, fazendo como seus governantes eleitos achavam melhor.‎

‎E quanto a esse?‎

‎Para os jovens sobreviventes da pandemia, a vida nunca mais seria a mesma. Como soldados chocados, eles tinham cicatrizes emocionais.‎

‎Presumo que você, como eu, achou que ambos eram um pouco verdadeiros. Mas o que eu não te disse foi que essas citações não são sobre COVID-19. Não, ambos vêm de ‎‎"Muito, Muito, Muito Terrível‎‎", de Albert Marrin, um relato da gripe espanhola de 1918. Embora Marrin esteja resumindo um evento que ocorreu há mais de 100 anos, suas palavras descrevem um mundo estranhamente semelhante ao nosso.‎

‎Lembrei-me dessas semelhanças depois que um amigo me perguntou como eu era capaz de ficar calmo durante uma queda de mercado. Eu disse a ele que é porque eu passei um bom tempo estudando história. E, ao fazê-lo, percebi que muito do que experimentamos não é tão único quanto ‎‎pensamos que‎‎ é.‎

‎Como diz o ditado, "a história não se repete, mas muitas vezes rima." E rimar ocorre. Considere o que Marrin declarou na frequência das pandemias:‎

‎Pandemias de gripe não são novidade. Historiadores médicos acham que o primeiro ocorreu em 1510, infectando a Ásia, a África, a Europa e o Novo Mundo. Entre os anos 1700 e 1900, houve pelo menos 16 pandemias, algumas delas matando até 1 milhão de pessoas.‎

‎Dada a regularidade dessas pandemias, você pode ver por que nossas reações a elas mostraram semelhanças ao longo do tempo. Mas os humanos se repetem de outras formas ao longo da história também.‎

‎Mas a "rima" da história não se limita à saúde e à política globais, é verdade nos mercados também. Como ‎‎resumi aqui‎‎, o mercado de ações dos EUA normalmente retrocede ‎‎pelo menos‎‎:‎

  • ‎10% a cada dois anos‎
  • ‎30% a cada 4-5 anos‎
  • ‎50% + uma vez por geração‎

‎E adivinha? Desde que fiz meu primeiro investimento em 6 de julho de 2012, vi o mercado cair mais de 10% em cinco ocasiões distintas — 2015, 2016, 2018, 2020 e hoje. São cinco declínios em um período de 10 anos ou, coincidentemente, uma vez a cada dois anos, como as médias históricas sugerem.‎

‎Claro que essa queda poderia ser diferente. Se você olhar para um gráfico das cinco correções que experimentei desde que comecei a investir em 2012, você verá que nosso queda atual se destaca:‎

‎É ainda mais preocupante quando veteranos do mercado como Josh Brown ‎‎dizem que‎‎, "este é um dos ambientes mais traiçoeiros que eu já vi." E eu não discordo. Com inflação alta, incerteza geopolítica e preços dos ativos caindo em todo o quadro, as coisas não estão indo bem agora.‎

‎Mas o que você esperava depois de um ano como 2021, que foi sem dúvida o ano mais louco nos mercados desde o final dos anos 90? Esquecemos o quão bobo foi tudo isso? Considere ‎‎este tweet‎‎ de Drew Dickson perto do auge da loucura:‎

‎O que você prefere comprar por US$ 2,3 milhões, uma foto de uma rocha ou uma propriedade à beira-mar de 3.700 metros quadrados com vista para Tampa Bay? Em retrospectiva, é ridículo que tal pergunta tenha sido feita, mas aqui estamos.‎

‎Depois de um ano tão espumoso nos mercados, faz sentido que veríamos um retorno aos fundamentos. Infelizmente, a transição para trás é uma droga. É uma droga porque não há muito que possamos fazer sobre isso de antemão e não há muito que possamos fazer uma vez que começa a acontecer também.‎

‎Sim, você pode tentar mudar seus investimentos para caixa/títulos mais cedo, mas quando exatamente você sai? Se for muito cedo você pode ter que sentar-se à margem por ‎‎anos‎‎ enquanto o mercado dispara mais alto. E se você sair, como saberá quando voltar? É um inferno na saída ‎‎e‎‎ na reentrada.‎

‎É por isso que, apesar ‎‎de escrever sobre a espuma nos mercados no ano passado‎‎, eu sabia que não havia muito que você pudesse fazer sobre isso. Sim, você pode fazer pequenos ajustes no seu portfólio ao longo do caminho, mas tem que enfrentar os entreveros. Então por que entraria em pânico? De que adianta reagir a algo que não pode controlar?‎

‎Se você discordar, ou (1) investiu dinheiro que não poderia perder, ou (2) não entendeu sua verdadeira tolerância ao risco até agora. Se alguma delas for verdade, é lamentável, mas aprendeu algo valioso para a próxima vez. Dado o histórico, você deve ‎‎esperar que‎‎ eventos como este aconteçam com alguma regularidade.‎

‎É por isso que meu discurso favorito do filme ‎‎Margin Call‎‎ é quando o personagem de Jeremy Iron agita todas as grandes bolhas de ativos ao longo da história da memória:‎

‎É tudo a mesma coisa uma e outra vez; Não podemos ajudar a nós mesmos.‎

‎Escrita inteligente que você pode pensar. Margin Call é ‎‎ficção‎‎, afinal. Que tal alguma não-ficção, então? Aqui está ‎‎Jesse Livermore‎‎, sem dúvida o maior trader da história de Wall Street:‎

‎Não há nada de novo em Wall Street. Não pode haver por que a especulação é tão antiga quanto as colinas. O que quer que aconteça no mercado de ações hoje já aconteceu antes e vai acontecer novamente.‎

‎É assim que não entra em pânico. Você conhece história. Você entende os riscos. E, o mais importante, você se conhece. Então deixa as fichas caírem onde elas podem. Você não fica obcecado com as manchetes. Você não tenta prever o futuro. Você aproveita sua vida. Você sai com amigos e família. Você faz memórias queridas. Você ri. Você chora. Você se lembra que coisas assim acontecem. E você se lembra que eles vão acontecer de novo.

Vamos seguir em frente com as ideias colocadas por Nick, sendo assim, surgem dois possíveis cenários: a bolsa atingiu sua mínima e volta a subir. Você vai lembrar desse artigo e achar muito sabias suas palavras; a bolsa melhora um pouco e volta a cair infringindo mais uma perda de 20%, sou capaz de apostar que nem vai lembrar desse artigo e estará em situação mais difícil ainda.

O que fazer? Eu costumava a ir ao Cassino no passado, hoje em dia não tenho a menor vontade. Quando vou por insistência dos meus filhos ou enteadas jogo absolutamente dentro da matemática. Por exemplo, no Black Jack se tenho 16 na mão e a banca tem um 10 aberto peço cartas, eles começam o coro para eu não pedir mais cartas argumentando diversamente, mas eu peço! O jogo dessa forma fica sem graça, afinal, não tem ... “estou sentido que é agora vou ganhar” ... “a banca está estourando muito” ... ou sei lá.

Outra medida que tomo é sempre apostar a unidade que pré-definido, só aumento como o dinheiro do Cassino, ou seja, se ganhei na rodada anterior. Poderia por um robô no meu lugar.

O que mudou no tempo? No Cassino uso os mesmo critérios que uso nos investimentos, a preservação do capital, e isso tem que te guiar. O que quero dizer com isso? Na hora que você aloca seus recursos em risco deve pensar o seguinte: Quanto estou disposto a arriscar do meu patrimônio? Por exemplo, se aguenta 10% de perda e você alocar 20% do seu patrimônio, então pode aguentar uma queda de 50%, se alocar mais o stop loss teria que ser reduzido.

Agora jamais entrem em qualquer operação de risco sem pré-definir antes quanto pode perder, jamais! Eu sei bem que na hora que você investe nem passa pela sua cabeça que pode perder, afinal se pudesse não seria “burro” de investir. Essa são as armadilhas do nosso emocional, não caia nelas, nada a ver com burrice, na verdade é um descuido não avaliar.

Feito tudo isso, e se a situação de stop loss ocorrer, execute. Até recomendo deixar com seu corretor essa instrução. Também não caia no argumento do tipo: e se eu sair e o mercado subir em seguida, ou quando vou voltar? Ambas não importam nesse momento, o que importa é seu patrimônio em risco. Garanto que no futuro existirão outras oportunidades.

Último ponto, se ao contrário, o mercado subir, recomendo que ajuste seu portfólio para manter o mesmo percentual de risco, e o nível que vai contar para seus novo stop loss. Agindo assim, vai incorporar o lucro no seu patrimônio. É como se suas contas começassem agora desse novo ponto.

Para responder à pergunta do título de hoje, se a calmaria indica o fim? Não sei!

No post façam-suas-apostas, fiz os seguintes comentários sobre o dólar: ... “Com a queda de hoje, o dólar a R$ 4,80 se encontra dentro da expectativa anotada acima, tudo indicando que a reversão deveria ocorrer ao redor de R$ 4,70, conforme apontado no gráfico a seguir” ... ...” Para que minha hipótese continue valida é fundamental que o dólar não caia abaixo de R$ 4,5790 conforme destaquei” ...


Hoje pela manhã o dólar bateu o limite de R$ 4,70 o que originou um trade de compra com stoploss em R$ 4,5790. Meu sistema de recebimento de dados está com um problema o que vem me limitar a observação em janelas menores de prazo que não diário, o que complica um pouco minha análise.

- David, não é arriscado esse trade?

Meu amigo, tudo é arriscado! Tenho que seguir o que a teoria sugere. Minha observação anterior sobre o dólar cair abaixo de R$ 4,5790 é sempre uma possibilidade, mas existem 2 pontos que indicam um certo conforto que vou mostrar no gráfico com janela semana a seguir:

 

a)     Um certa congruência por duas medidas distintas entre R$ 5,27 – R$ 5,35 para o término da onda c em verde;

b)      A extensão de prazo da correção indica o término em julho e não agora (sinal vermelho).

Não posso deixar de notar que o dólar seguiu de forma bastante boa as várias medidas por Elliot Wave como comentei recentemente. Espero que ele não me decepcione.

O gráfico a seguir mostra a contribuição na inflação nos últimos 12 meses em diversos países emergentes. Notem que o Brasil é o único pais onde a totalidade do aumento ocorreu nos itens core que exclui alimento e combustível, o que mostra disseminação da inflação. Não é bom!


A bolsa americana permaneceu fechada; o USDBRL fechou a R$ 4,7514, com alta de 0,47%; o EURUSD a € 1,0778, com alta de 0,47%; e o ouro a U$ 1.856, com alta de 0,20%.

Fique ligado1

Comentários