"Flation" é a palavra da moda #SP500

 

Se os investidores imaginaram que a inflação seria esquecida, estavam enganados. Desde a última semana após a reunião do Fomc, começou a especulação sobre quando o Fed começaria a subir os juros. Se fosse só essa a preocupação, acredito que o impacto seria bem limitado, pois não existe ninguém na face da terra que não saiba que estão muito baixos.

O Deutsche Bank publicou uma matéria apontando a situação global dos bancos centrais. Em termos de aumentos globais que superam os cortes, estamos agora no maior diferencial em uma década em uma base contínua de 12 meses, embora em números absolutos baixos.



Alguns pontos dos dados:

• Nos últimos 12 meses, na verdade, houve um número historicamente baixo de movimentos das taxas do banco central em qualquer direção. Nunca os bancos centrais globais foram tão inativos nesse aspecto.

• Desde maio de 2012, os bancos centrais globais viram apenas os totais de aumento de 12 meses excederem os cortes em 10% das ocasiões. Acabamos de entrar na zona de altas.

• Os cortes do banco central ultrapassaram de forma esmagadora os aumentos nas últimas duas décadas.

Um artigo publicado na Bloomberg destaca os principais pontos do momento.

Todas as notícias desta manhã são sobre inflação e crises de oferta de vários tipos. O petróleo está disparando. A China está restringindo o consumo de eletricidade. Várias medidas de custos de energia na Europa estão atingindo novos picos mais uma vez. Ah, e aqui está uma ótima história sobre o Brasil — que fornece uma extraordinária quantidade de alimentos comumente associados ao café da manhã — sendo abalado por climas extremos, de geadas a secas, e contribuindo para a escassez.

Aqui estão alguns pensamentos rápidos sobre tudo isso:

- Não é 100% óbvio por que todas essas histórias estariam pressionando para cima os rendimentos dos títulos de longo prazo. Os juros de dez anos atingiram perto de 1,55% esta manhã, mas na medida em que as pressões de oferta e preço estão afetando a economia agora, tudo isso vai ser indiscutivelmente um obstáculo e um motivo para os rendimentos caírem.

- É possível que o título de 10 anos não esteja diretamente ligado ao que está acontecendo com inflação / escassez, mas sim à melhora do quadro do vírus nos Estados Unidos. Os casos dos EUA caíram muito nas últimas semanas, e os vencedores no mercado têm sido ações ligadas à reabertura como companhias aéreas.

- Dito isso, o desejo do banco central de deixar a inflação disparar em busca do pleno emprego pode já estar terminando. Em uma nota aos clientes Omair Sharif, da Inflation Insights, escreveu: "É hora de deixar de lado a ideia de que o Fed está mais preocupado em voltar ao emprego máximo do que em se proteger contra um excesso de inflação."

- Em teoria, este seria um bom momento para um acordo fiscal que invista significativamente na expansão da infraestrutura de energia e contenha disposições destinadas a reduzir o custo de medicamentos prescritos, juntamente com outros itens para impulsionar o investimento, aumentar a capacidade do lado da oferta e a evitar um futuro em que, o rápido crescimento econômico esbarre automaticamente em barreiras de capacidade. Na verdade, todas essas notícias sobre inflação e crise de oferta provavelmente tornam a política de aprovação de um plano de infraestrutura ainda mais difícil.

- Ah, e finalmente o mercado de ações está basicamente indo muito bem. Neste momento, os futuros do S&P 500 estão a menos de 3% das máximas históricas desde o início de setembro. Você decide se isso é um bom sinal ou um sinal de complacência.

Dá para notar no artigo que o articulista busca explicações para a alta de juros. Vou dar a minha: antes de mais nada, vamos todos assumir que o juro é muito baixo é que seria saudável que subisse. Eu sempre tive um pensamento que taxa de juros não tem data para subir. Com isso quero dizer que, se é necessário um aperto, por que não o fazer de uma vez ao invés de esperar longos meses com doses homeopáticas. Os mercados futuros já antecipam esse aumento — ou uma expectativa dele. Agindo dessa forma, o Fed evita especulações por tanto tempo —o único inconveniente é que não pode errar na dose.

Mas não acho que seja esse o receio, e sim a possiblidade de uma outra flation — a deflação. Esse seria um caso mais danoso, do qual irei tratar num outro post. A razão é que existem vários focos de elevação de preços de energia que estão subindo, está bastante claro que um ciclo global de alta já havia começado antes da recente mini crise energética. Será que esse novo pico nos custos de energia significa que os bancos centrais vão acelerar isso (por exemplo, a orientação do BoE na semana passada) ou vão atingir a demanda o suficiente para realmente desacelerá-los?

Este é um período incrivelmente delicado e difícil para os bancos centrais. Como taxas mínimas, os mercados estão finalmente acordando para o risco / recompensa assimétrico que se desenvolveu ao longo dos meses de verão, dada toda a inflação global no sistema e a evidência de que estávamos em um ciclo de alta global.

Para se ter uma ideia desse risco em termos globais, o gráfico a seguir relaciona novos pedidos com os preços das matérias primas. Estão andando em direções opostas o que só faz sentido num ambiente de estagflação.

 


A recuperação das economias foi muito rápida e a elevação da demanda de alguns produtos relacionados com a pandemia — trabalho em casa, compra de automóveis e diversos outros —, aliada a estoques extremamente baixos, indicam pelo menos vários meses de escassez. Será bem difícil para os bancos centrais continuar com a retorica do temporário. Nos próximos meses ‘flation” será a palavra da moda, só espero que não seja a pior delas.

No post simplicidade,fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...”  Nesse momento, existem dois cenários, uma correção que ficaria contida no intervalo entre 4.500/4.200, e outra em que a queda poderia atingir 3.800 no mínimo, podendo ser maior” ...



No final da semana passada, as bolsas ensaiaram uma reação que poderia indicar novas altas adiante. Mas diferentemente do receio recente da Evermínima, a bola passou para os diversos “flations” como relatado acima.

A queda de hoje é elevada dado os padrões recentes, desta forma meu cenário passa a ser dois níveis de queda: pequena e grande (como de costume! Hahaha ...)

1)      Pequena: Neste caso, o SP500 deveria atingir uma mínima ao redor de 4.220 e depois disso iniciar um movimento de alta. Isso poderia ocorrer num espaço relativamente curto de tempo (1 semana?)


 

2    Grande: Neste caso o SP500 poderia ter uma queda mais importante — algo que venho alertando há algum tempo. Um objetivo mínimo se situaria em 3.825, mas é mais provável que seja ao redor de 3.440, uma queda nada agradável superior a 20%.



Como poderemos saber em qual dos casos a bolsa se encontra? Somente acompanhando os movimentos diários e o Mosca é claro.

Minha opção mais provável é que estejamos no primeiro caso, mas em correções é sempre melhor ter todas as opções para não se aventurar em compras precipitadas.

Só para deixar vocês um pouco mais confusos, existe uma outra possibilidade mais benigna, com chances pequenas dessas quedas não acontecerem. Em todo caso, saberemos rapidamente.

É dura a vida de quem usa análise gráfica quando o movimento direcional não está em ação.

O SP500 fechou a 4.352, com queda de 2,04%; o USDBRL a R$ 5,4396, com alta de 0,87%; o EURUSD a 1,1682, com queda de 0,10%; e o ouro a U$ 1.733, com queda de 0,92%.

Fique ligado!

Comentários