Bitcoin: Rereprovado! #Bitcoin #ibovespa

 


Quando o governo de El Salvador anunciou que adotaria o Bitcoin como moeda nacional, fiz duras críticas. O motivo era considerar essa decisão uma aventura que poderia ameaçar a estabilidade desse pequeno país. Não deu outra, em menos de 24 horas de sua implantação uma queda abrupta de 17 % ocorreu em menos de 1 hora para desespero dos salvadorenhos que acreditaram e se anteciparam trocando suas economias em Bitcoin.

Os aficionados pelas criptomoedas apregoam que se trata, sim, de uma reserva de valor, com as justificativas que estamos cansados de saber. Mas na prática, ontem mostrou que não passou no teste, pois se é para ter essa oscilação, mais parece um lance de videogame irreal que a segurança de um meio de troca.

Um artigo de Joanna Ossinger relata para a Bloomberg os acontecimentos atuais dessa movimentação.

A queda também varreu tokens como Ether e Dogecoin, bem como o Bloomberg Galaxy Crypto Index.‎

‎"As plataformas de mídia social estavam muito preocupadas no fim de semana com a possibilidade de uma queda após o grande dia de El Salvador", escreveu Edward Moya, analista sênior de mercado da Oanda Corp., em nota. Alguns investidores provavelmente compraram em antecipação à implementação da lei de Bitcoin em 7 de setembro e depois se movimentaram para "vender no fato", disse ele.‎

O experimento de El Salvador com o Bitcoin — o maior teste da utilidade real do token — teve um começo difícil por causa de falhas técnicas na carteira digital oficial, que mais tarde pareciam ter sido resolvidas. O presidente Nayib Bukele disse no Twitter que o país agora detém 550 Bitcoins, após comprar quando o preço caiu.

‎Embora o lançamento de El Salvador possa ter sido uma causa imediata das oscilações no Bitcoin, outras variáveis também podem estar em jogo no setor de criptomoedas, notoriamente volátil. Em particular, a perspectiva de redução do estímulo do Federal Reserve é um desafio para ativos especulativos como tokens digitais.

Nayib Bukele, um presidente considerado autoritário, imagina que esse movimento irá promover investimentos diretos e tornar mais barato o envio de bilhões de dólares de remessas para o país por parte de expatriados Salvadorenhos. Iniciou uma campanha social na mídia convidando as pessoas a comprar U$ 30 em massa na última terça feira.

Quaisquer que sejam os motivos de Bukele, é difícil ver o experimento terminando bem. A rápida adoção do bitcoin em El Salvador é repleta de riscos e os cidadãos comuns provavelmente pagarão um elevado custo pela aposta de seu presidente.

El Salvador tem um grande problema: o que fazer daqui em diante, manter uma moeda que não é moeda para usar como meio de pagamento, ou voltar atrás usando a moeda antiga — que nem eu sei qual era?

Esse evento vai desmotivar qualquer outro país que pensava em ir pelo mesmo caminho, deixando o Bitcoin à mercê dos aficionados, que têm de pensar em outro argumento para motivar pessoas a aderir. O Bitcoin foi reprovado na matéria principal e não precisou mais que uma hora para provar sua ineficácia como moeda, na verdade, foi rereprovado!

Do ponto de vista técnico, o Bitcoin segue bem as previsões feitas no post bitcoin-reprovado : ...”  Existe um canal demarcado em verde que age como uma parede para cima e para baixo, embora com uma tendência de queda. O primeiro indício que a alta esperada estaria em curso seria o rompimento desse canal” ...



O canal foi rompido como o Mosca desconfiava e acabou atingindo milimetricamente o topo de U$ 53.000 até ontem. No gráfico a seguir apontamos duas possibilidades nos próximos meses:

1)      Quadrado: a cripto moeda permaneceria dentro do retângulo entre U$ 30.000/ U$ 53.000, fazendo o movimento de um triangulo até que rompe para ultrapassar a máxima de U$ 65.000.

2)      Círculo: A queda iniciada ontem deveria levar o Bitocin até o nível entre U$ 24.000/U$ 21.000 só para depois iniciar a alta indicada acima.



- David, parece que você é um dos mais céticos quando o assunto é cripto moedas, nunca vem com notícias boas! Mas pelo que entendi, espera altas acima da máxima no futuro. Como isso é possível?

Quando você envereda pelo caminho da análise técnica, tem que se reeducar para não se deixar levar por suas crenças, que podem ser baseadas em critérios fundamentalistas ou mesmo percepções. Aprendi a duras penas que projetar suas crenças tem pouca valia e é melhor se ater aos gráficos.

Respondendo a sua pergunta: sim, espero novas altas no futuro, mas isso não significa que terei posições, pode ser que sim ou pode ser que não. Por enquanto, não vejo valor nos níveis atuais.

Hoje o assunto técnico é o Ibovespa, mas antes disso queria comentar sobre o dia de ontem. Primeiro e mais importante, não houve bagunça, o que foi muito positivo, mas o discurso do presidente foi ácido, e não se podia esperar diferente. Fiquei impressionado também com a quantidade de pessoas, indicando que mesmo com todas as suas trapalhadas, Bolsonaro tem muitos apoiadores.

No meu entender, existiam ontem dois tipos de pessoas nas manifestações: os “Tamo junto” aconteça o que acontecer, e os que estão de saco cheio com o STF, políticos etc.

Cada vez me convenço mais que a polarização entre Lula e Bolsonaro é favorável a ambos, tanto é verdade que o presidente em nenhum momento criticou Gilmar Mendes por soltar Lula, e seria um assunto que lhe agregaria muitos adeptos. Os “não voto no Lula nem morto” ficaram do lado do Bolsonaro, caso seja essa a disputa, mas se houver um terceiro candidato, ambos perderiam adesões.

Por enquanto, as pesquisas apontam para essa polarização, mas ainda falta muito tempo até as eleições, e quem sabe surge uma terceira via, não esses nomes que se encontram por aí, algo diferente. Nesse quesito será que Eduardo Leite teria chance, ou vamos de novo ter que esperar 2026?

No post olho-no-call-center, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...” Em termos de bolsa brasileira, na última semana houve uma pequena queda, não ocasionando nenhuma alteração no cenário colocado abaixo” ...

 


A queda expressiva de hoje, oriunda principalmente da má repercussão do cenário político, leva a bolsa brasileira no caminho dos objetivos traçados anteriormente entre 112.500/111.200, o que já não está tão distante. Acredito que os argumentos citados acima, de uma provável polarização, colocam o eleitor numa posição sem ganhadores.



O SP500 fechou a 4.514, com queda de 0,13%; o USDBRL a R$ 5,3199, com alta de 2,91% - Uallllll! o EURUSD a 1,1818, com queda de 0,8%; e o ouro a U$ 1.789, com queda de 0,26%.

Fique ligado!

Comentários