A China está arrependida? #ouro

 


Quando o assunto é China, as conclusões baseadas em ideias do mundo Ocidental podem não ser corretas. Desde que decidiram entrar no mundo dos negócios, o que ocorreu há 50 anos, parecia que caminhava para um modelo quase capitalista. Os mercados foram aceitando algumas regras diferentes do livre mercado e pouco a pouco o país adquiriu mais confiança.

Mas ultimamente algumas medidas e anúncios deixaram os investidores desconfiados. Recentemente, o megainvestidor George Soros, que vem criticando a China nessas últimas semanas, denunciou Xi Jinping como o “inimigo mais perigoso das sociedades abertas do mundo”.

Embora Xi tenha facilitado a participação de investidores estrangeiros nos mercados domésticos, seu governo também está apertando seu controle sobre o setor privado e entrando em conflito com o EUA em tudo, desde segurança cibernética até os abusos de diretos humanos em Xinjiang.

Está noite novas investidas do governo tiveram impacto sobre o mercado acionário chinês, segundo reporta Tyler Durden do ZeroHedge.

As ações de tecnologia na China caíram (novamente) na quinta-feira depois que Pequim continuou seu ataque a empresas de jogos online com uma nova rodada de regulamentações governamentais. Tencent e NetEase caíram e arrastaram o Hang Seng depois que o ‎‎SCMP informou que ‎‎a China suspenderá a aprovação de novos jogos online, aquecendo a campanha de Pequim contra o vício em jogos‎

‎As ações dos dois gigantes de jogos já estavam mais baixas após a notícia de que a Tencent e a NetEase haviam sido convocadas para uma reunião na quarta-feira pelos reguladores, liderados pelo departamento de publicidade do Partido Comunista e pelo órgão supervisor de jogos, a Administração Nacional de Imprensa e Publicações, para discutir novas restrições aos videogames para menores, disseram fontes da SCMP que deram um aviso sombrio para o maior mercado de videogames do mundo: Os reguladores estão dizendo que "tudo está suspenso", com a decisão de congelar novas aprovações de videogames revelada na reunião.‎

‎Outra fonte disse que novas aprovações de videogames ficariam suspensas "por um tempo", mas não houve menção a um cronograma. A razão por trás da regulamentação foi "reduzir o número de novos jogos" e "reduzir o vício em jogos". ‎

‎Como resultado da reunião, Tencent e NetEase caíram 8,4% e 11,7%, respectivamente, em Hong Kong.‎



Na semana passada, o governo anunciou novas regulamentações para a indústria, incluindo restringir o período em que menores jogam videogame para apenas três horas por semana. Cui Chenyu, analista de jogos da empresa global de inteligência de mercado Omdia em Xangai, disse à Bloomberg que ele está "preocupado que a suspensão relatada seja apenas o início de uma repressão mais ampla sobre os jogos, e preocupado com o quanto essa repressão pode ser ruim".

"A paralisação terá seguramente um impacto substancial nas empresas de jogos. O número de novos títulos aprovados no primeiro semestre deste ano pode garantir sua receita para 2021, mas veremos efeito adverso a partir do final do próximo ano se as aprovações não forem retomadas rapidamente", disse Chenyu.

‎Esta não é a primeira tentativa de Pequim na repressão à indústria de videogames. Em 2018, o governo comunista suspendeu novas aprovações, o que resultou em uma queda de lucro para a Tencent. Na semana passada, a China limitou a exposição das crianças aos videogames para apenas 3 horas por semana.‎

‎A fonte da SCMP acrescentou que a Tencent e a NetEase estão sendo forçadas a depurar todos os videogames do que é tóxico para crianças, incluindo “adoração ao dinheiro" e "amor gay". As duas empresas também foram orientadas a não se concentrar em maximizar o lucro às custas de fazer menores viciados em jogos.

Como a China nunca explica os motivos de suas ações, somos obrigados a fazer uma leitura especulativa dos motivos. Fica ainda mais difícil em função da grande diferença cultural.

As medidas sobre os aplicativos de jogos até pode ter um caráter interessante, pois não é saudável que as crianças fiquem viciadas desde cedo e acabem se afastando de contatos sociais. Mas as medidas não se limitam aos jogos; várias outras foram tomadas nos últimos meses.

Na opinião do Mosca, a China está buscando manter o controle de suas políticas, e parece que alguns aplicativos poderiam “ocidentalizar” os chineses, o que acredito ser algo que o governo chinês não quer a preço nenhum. Honestamente, não sei se irão conseguir sem violar em muito os negócios e suas relações com seus parceiros internacionais.

Notem que os chineses estão cada vez mais subindo na escala de renda e em breve atingirão níveis semelhantes aos dos países desenvolvidos. O gráfico a seguir aponta para a evolução da classe média nesse país.



Tanto a China como a Índia evoluíram de forma estupenda nas últimas décadas, a diferença entre ambos é que os chineses não tinham um décimo da liberdade dos indianos.

Hoje em dia, existem inúmeros bilionários na China, com uma mentalidade empresarial impossível de imprimir num modelo comunista. Outros sinais se observam no consumo, onde marcas de luxo encontram no mercado chinês uma participação significativa de suas vendas.

Em função do modelo adotado, não há como a China se arrepender do capitalismo, só resta a esse país buscar controlá-lo parcialmente, pois os chineses adquiriram o gostinho do consumo e bem-estar.

No post 10-anos-ininterruptos, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” no gráfico acima delimitei esse intervalo entre U$ 1.829/ U$ 1.873. Caso esse último seja ultrapassado o gato já estaria instalado no teto esperando só o momento de dar o bote” ... ...” Em todo caso, ainda continuo com a visão que o ouro teria espaço para mais uma queda antes de reverter” ...

 


Parece que o mercado resolveu respeitar os limites impostos pelo Mosca ! Hahaha ... Como essa afirmação só pode ser uma piada, o real motivo são os técnicos. Mas como macaco velho nem penso em cantar vitória, embora ao se observar numa janela de 1 hora parece um bom começo.



Como demarcado acima, ajustei o intervalo de observação para U$ 1.834/ U$ 1.875. O objetivo final apresenta um intervalo um pouco maior como se pode ver no gráfico acima. Os pontos calculados segundo 3 critérios levam a: U$ 1.649/U$ 1.608/U$ 1.567. Embora seja largo, conforme o cenário for se materializando ficará mais claro onde poderia se dar a reversão.

- David, tranquilo seu trabalho, coloca um número aqui, outro acolá e deixa o pepino de decidir para nós! Não estou gostando.

Eu entendo que às vezes ficar fora do mercado por um tempo pode parecer falta de dinamismo, afinal, a cada dia terminado se poderia comprar e vender com lucro qualquer ativo.

Mas eu achava que depois de 10 anos você tinha percebido que nem sempre, ou melhor, quase sempre é melhor ficar fora do mercado. A principal razão é que em média os mercados permanecem 30% em movimento direcional e 70% em correções.

Se você quer fazer um teste, tente simular se posicionando com mais frequência e anote os resultados, garanto que não serão bons. Agora, sem roubar! Hahaha ...

O SP500 fechou a 4.493, com queda de 0,45%; o USDBRL a R$ 5,2231, com queda de 1,81%; o EURUSD a 1,1823, sem variação; e o ouro a U$ 1.794, com alta de 0,31%.

Fique ligado!

Comentários