Lições de um especialista

 

Esta semana faleceu de forma prematura um gestor, Jon Boorman, cuja empresa se chamava Broadsword. No seu site se define como: “eu compro ações que estão subindo e administro o risco”. Há um tempo publicou um post cujo título é sugestivo “algumas coisas que aprendi nos últimos 30 anos” do qual, selecionei um certo número para transcrever.

últimos 30 anos” do qual, selecionei um certo número para transcrever.

Antes de começar vou definir os 3 tipos de atuação na área de investimentos:

  • Contrários: São aqueles que se posicionam na ponta inversa, quando acreditam que os preços dos ativos estão muito caros (ou baratos), e o mercado segue em sentido contrário.
  • Retorno a média: São aqueles que acreditam que os preços tendem a retornar a média, e atuam quando os níveis estão deprimidos ou exagerados, em relação a média.
  • Momentum: O que se posicionam segundo o movimento do mercado sem que haja qualquer racional por trás.

Para quem usa análise técnica acredito que, na grande maioria dos casos, se usa a estratégia de Momentum, as outras duas ocorrem oportunisticamente, mas por motivos distintos da definição. E você, qual tipo se enquadra? O Jon Boorman era um investidor de Momentum.

Vejamos a seguir alguns dos pontos que ele levantou no post citado. Suas observações se aplicam ao mercado de ações.

 Comprar alto e vender mais alto.

Comprar uma ação a X+Y pode ser um trade de menor risco do que comprar hoje a X. Esqueça comprar barato, vender caro (destaque meu). Quando algo está caindo, é mais provável que continue caindo do que reverter, e vice-versa. Chama-se Momentum, e o conceito de Valor, é uma das anomalias mais empiricamente comprovadas para a teoria acadêmica, que os ganhadores do Prêmio Nobel gostariam que sumisse.

Nota a si mesmo: Olhe para comprar ações que mostram momentum de alta.

Negocie pequeno para ganhar grande.

Todos os traders e investidores precisam de tendência e tempo para lucrar. Mesmo que você não se considere um seguidor de tendências, não importa qual seja o seu prazo, para ganhar dinheiro você precisa de algo com tendência, mesmo que seja apenas um par de percentagem mais altos, você precisa de movimento de preços.

Se você é um investidor de longo prazo, o tempo também é seu amigo. O tempo permite que as tendências se desenvolvam, persistam, em grandes convergências. Isso permite que você o faça em tamanho menor. Se você é um daytrader, o tempo é seu inimigo. O relógio está correndo, só restam T minutos no dia. Você precisa de maior frequência de trades, ou você tem que negociar em maior tamanho e assumir maior risco.

Me surpreende que os recém-chegados a operar optem por começar com uma área, que imediatamente exige que eles negociem com mais frequência, ou em maior tamanho através de alavancagem ou margem. Deveria ser o contrário. Só depois de anos de experiência e ter acumulado uma fortuna alguém deve tentar tal coisa, mas é claro que não vai tentar. Um trader ou investidor bem-sucedido continuará a fazer o que fez, dando lucro, em primeiro lugar, e não terá sido o daytrading. 99% dos daytraders (uma estimativa conservadora) são sub capitalizados e fariam melhor acumulando suas economias, em vez de fazer daytrading.

Nenhuma quantidade de leitura ou negociação de ações irá prepará-lo, para como realmente se sente no calor da batalha.

Não me diga alegremente que seu backtest diria o que teria feito em 1987, ou 2008/09. Você nem sabe qual era a liquidez do mercado, se você poderia confiar nos preços que está vendo, ou se você poderia mesmo ver qualquer preço.

Eu sei, porque eu já estive lá e fiz isso. Negociado com meu próprio dinheiro no acidente de 1987, e desde então naveguei com segurança em vários situações estressantes como: o colapso do LTCM, a crise asiática, o acidente do Dotcom, o 11 de Setembro, a Crise Financeira Global, e mais recentemente para mim e clientes através de um par de acidentes relâmpago. Eu considero uma vantagem, uma das poucas que nunca poderá ser retirada de mim. Você não pode comprar experiência como essa.

Não posso prever mercados, e você também não.

Não, sério, você não pode! Não, você não pode fazer isso.

Quanto maior seu horizonte de investimento, maior sua alocação de capital deve ser para estratégias passivas.

Sim, sou um gestor ativo. Se um cliente com 20 e poucos anos vier para me ver como um cliente prospect, eu vou dizer a ele para colocar em um fundo indicial, com taxa de 15bps e voltar a me ver quando ele tiver mais de 40 anos. Vamos lá, o rapaz tem 5 décadas pela frente. Vá viver sua vida, poupar, investir, ter um fundo de emergência, colocar mais dinheiro para trabalhar cada vez que o mercado cair de 25%-30%.

Quando ele fizer 50 anos e pensar na aposentadoria, esses 30% de queda que ocorreu, na soma acumulada que ele construiu, não se parecerão com as oportunidades daquele momento. Os percentuais serão os mesmos, mas os valores nominais tomaram seu caminho, vendo sua suada poupança subir como a fumaça.

Quanto mais perto você estiver de precisar do seu dinheiro, ou colocar de outra forma, menos tempo tem para recuperar perdas, maior será a sua alocação para estratégias ativas. No momento em que você está perto da aposentadoria, sua alocação de capital deve ser 100% ativa, zero passiva.

As pessoas tendem a pensar em termos simples que passivo = seguro, e ativo = arriscado. O oposto é verdade. Uma estratégia verdadeiramente passiva expõe você a 100% da queda do mercado. Com passiva você recebe o que você paga – gerenciamento de risco zero. Gestão ativa é gestão de riscos. É para isso que você paga. Gerenciamento de riscos.

Se você quer comprar petróleo, compre petróleo, não compre ações de petróleo.

Se você quer ter tecnologia, compre um ETF tecnológico, não compre a Apple. Ter uma visão macro de cima para baixo e, em seguida, tentar aplicá-la a um nível micro é uma das coisas mais difíceis de fazer. Eu fiz isso uma vez, e ganhei um monte de dinheiro, mas agora percebo que foi principalmente por sorte. Já vi pessoas fazerem calls brilhantes que estavam completamente certos, mas perderam dinheiro executando-a horrivelmente. Compre o que você tem a sua visão, não onde ou como, você acha que pode investir no segundo ou terceiro grau. Um é quantitativo, o outro é um palpite.

As metas de preço também são redundantes.

Sob o pretexto de atribuir seu valor justo a uma empresa, as metas de preço são simplesmente uma maneira de um analista ficar na frente dos clientes, com uma ação, e reiterar ou atualizar suas pesquisas periodicamente, sem necessariamente alterar sua classificação. É uma ferramenta útil para eles, mas a menos que você também seja um investidor de “valor”, onde um nível específico faria com que você agisse. Para o resto de nós é apenas mais um item de ruído indesejado que ancora você a um preço no mercado, e o motiva a agir, quando o que você deveria seguir seria o seu plano ou estratégia existente, qualquer que seja ela.

Se você quer possuir as ações mais “fortes”, compre as ações mais fortes. 

Compre algo que já esteja fazendo o que você quer. Subindo.

O preço de fechamento é o preço mais importante.

Deixe-me qualificar isso, o fechamento é o mais significativo, simplesmente porque muitos outros investidores ou traders agem considerando essa informação, para seus sinais.

Gosto de pensar que, o dia de negociação é como um júri decidindo quanto vale uma ação naquele dia. As declarações de abertura são ouvidas, e os preços intra diários, da alta para a baixa, refletem os argumentos que estão sendo feitos ao longo da sessão. O próximo é o veredicto. É isso que a ação XYZ vale hoje. Feito o veredicto. Os fundos mútuos precificam sua carteira, e esses preços aparecerão no jornal.

Ouvi dizer que as pessoas dão mais ênfase aos extremos intra diários, mas por quê? As altas e baixas são provavelmente os dois momentos de menor volume de toda a sessão e, portanto, indiscutivelmente as duas menos importantes. Você poderia argumentar que eles fornecem níveis de suporte/resistência, mas novamente em volume, eu acho que o preço de fechamento, é um melhor reflexo de onde a maioria das pessoas estão reunidas ou potencialmente ancoradas para que tenha mais significado.

E vamos esclarecer outra coisa. Ouvi dizer que amadores abrem o mercado, profissionais fecham. Ok, vamos supor por um minuto que é verdade. De que preço você prefere pegar seu sinal de negociação, e com quem você prefere negociar? Amadores ou profissionais? Eu tomo meus sinais do fechamento e opero no dia seguinte na abertura.

As ações não seguem a teoria econômica. Eles seguem a teoria socioeconômica.

É por isso que quando uma ação sobe as pessoas vão querer comprar mais dela. E quando cair, as pessoas venderão. Não é assim que funciona com as leis econômicas tradicionais de oferta e demanda. Quando o preço dos sapatos sobe, as pessoas não saem correndo para comprar mais. E quando eles estão em liquidação as pessoas não vão correndo à loja. Em um supermercado os consumidores agem racional e logicamente, mas não há consumidores ou produtores de ações, há apenas investidores, e grupos de investidores, eles são emocionais e irracionais.

Preço é sentimento.

Há algumas variantes para isso. Preço é verdade. Só o preço paga. Acho que a forma como eu diria é que o preço reflete com precisão o sentimento predominante. Alguns acham que é oferta e demanda, eu acho que é socio economia/humor social, mas independentemente disso, se você acredita que é errado, que ele está sendo negociado a $100 quando seu valor justo é $50, é irrelevante. Se quiser comprar, o preço é 100 dólares. Você pode pensar que é errado, mas esse é o preço. Em termos de refletir o sentimento atual, o preço está sempre certo.

Gosto bastante desse trabalho e da forma como ele se expressa, pragmatismo total, sem mimimi! Posso dizer que nos meus mais de 40 anos de experiencia, passei por todos os momentos que ele comenta, e a cada um deles se aprende alguma coisa nova. Meus princípios são semelhantes ao dele, e não sei se ele usava análise técnica, porém o conceito dessa sistemática está em concordância.

Quando eu trabalhava no BFB – Banco Frances e Brasileiro, se dizia que, para os dirigentes do banco, era melhor um prejuízo bem explicado que um lucro inexplicado. É assim que eu enxergo a análise fundamentalista, pois um gestor não será despedido se comprou ações da Apple, porque os analistas previam um preço mais elevado, mas o preço caiu. O mesmo, não é verdade se comprar ação da Apple por meio de indicadores técnicos. Eu optei pela análise técnica e meu “chefe” só vai me despedir se eu não ganhar dinheiro!

No post china-e-para-la-que-eu-vou, fiz os seguintes comentários sobre o juros de 10 anos: ...” Dois meses se passaram é o que aconteceu? Nada! Apenas ficou mais próximo da banda superior. Em todo caso, tudo indica que o 0,80% será testado antes que uma nova queda ocorra. No gráfico a seguir aponto dois intervalos onde os juros poderiam atingir. O primeiro ao redor de 0,90%/0,94% e o outro 1,21%/1,28%” ...

Não tenho muitas novidades para acrescentar nessas previsões, porém, o motivo que me levou a publicar sobre esse ativo, foi uma discussão calorosa que aconteceu na última reunião da Rosenberg. Qual foi o problema? Existiu dois pontos de vista antagônicos por parte dos participantes, um grupo acredita que a alta das comodities afetará a inflação e por conta disso os juros deveriam subir, e o outro grupo acredita que estamos numa deflação secular e inflação não é problema, isso nos mercados internacionais.

O embate perdurou por um bom tempo sem que se chegasse a um consenso, afinal, são posições embasadas em crenças observadas. Os argumentos de ambos os lados são validos, consigo comprar qualquer um deles, e para ser sincero essa é uma p%&a dúvida que eu tenho, em determinados momentos acho que a inflação vai subir e em outros não.

Se eu não usasse a análise técnica ficaria de certa forma imobilizado, afinal para mim é um 50/50.

Num determinado momento eu interrompi e disse: Não precisam ficar angustiados sigam a análise técnica e esqueçam o problema, deixe o mercado nos falar no que acredita.

Muito bem, o que o Mosca enxerga num prazo mais longo? Os dois lados estão certos! No curto prazo ainda acredito que a taxa tem um mínimo a ser feito abaixo de 0,30% a.a., e pode ser abaixo disso, até negativo. Mas quando o mercado reverter, os juros entrarão numa trajetória de alta que pode ser expressiva.

Pronto, não preciso decidir se teremos deflação ou inflação observando os fundamentos, mas vou saber observando o mercado!

O SP500 fechou a 3.465, com alta de 0,34%; o USDBRL a R$ 5,6204, com alta de 0,53%; o EURUSD a € 1,1861, com alta de 0,39%; o ouro a U$ 1.902, sem variação.

Fique ligado!

Comentários