Nem tudo é ruim

 

As fontes de energia renováveis devem ultrapassar o carvão nesta década como o combustível favorito do mundo para gerar eletricidade, segundo a Agência Internacional de Energia.

As energias solares agora são mais baratas do que as usinas queimadas por carvão e gás natural na maioria das nações, concluíram os pesquisadores de Paris em seu relatório anual sobre tendências energéticas globais. Esses custos mais baratos, juntamente com os esforços do governo para reduzir as emissões prejudiciais ao clima, empurrarão cada vez mais o carvão para fora da rede, e oferecerão às renováveis, 80% do mercado para a nova geração de energia até 2030, diz a AIE.

As descobertas marcam uma profunda mudança em termos de combustível fóssil no suprimento de energia do mundo em um momento em que os governos de todos os lugares estão procurando maneiras de controlar os gases de efeito estufa culpados pelo aquecimento global. Embora as usinas hidrelétricas continuem a ser a maior fonte de energia renovável, a energia solar está se recuperando rapidamente porque o custo de fabricação e instalação de painéis caiu muito.

"Vejo a energia solar se tornando o novo rei dos mercados mundiais de eletricidade", disse Fatih Birol, diretor executivo da AIE, em comunicado com o relatório na terça-feira. "Com base nas configurações políticas atuais, está no caminho certo para estabelecer um novo recorde de implantação a cada ano após 2022."

As projeções da AIE baseiam-se no que ele chama de Cenário de Políticas Declaradas, que assume que o Covid-19 está gradualmente sob controle no próximo ano e a economia global volta aos níveis vistos antes do surto. O cenário inclui as intenções políticas anunciadas atualmente e as metas que a AIE considera serem apoiadas por medidas detalhadas para que os planos sejam promulgados.

Essa é uma ótima notícia para o Brasil um país com temperatura elevada durante praticamente todo ano. Tenho notado que vários projetos se encontram em andamento, com alguns já concluídos.

Essa é mais uma situação que demonstra a superficialidade quando se projeta no futuro a situação atual, sem considerar que, pode mudar. A capacidade do ser humano de reagir em situações adversas, permite mudanças de cenário que era impensável antes.

O banco Goldman Sachs publicou sua projeção para a economia americana em 2021. Como podem notar, é bem superior a maioria das projeções com 5,8%, para o PIB desse país.

Agora que vocês sabem a frase que uso para definir os economistas “mudam de previsão como eu mudo de camisa”, só espero que estejam certos. Outros dados deixam a gente mais desconfiados sobre esse otimismo, por exemplo, quem nunca viu uma foto do Times Square em Nova York lotada de gente. Isso era antes da Covid-19, vejam como está o tráfego atualmente.

No post o-esparrado-inesperado, fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ... ” continuo com a mesma ideia de que o Ibovespa deverá atingir novas máximas, quando essa correção em curso terminar” ...

A mínima atingida foi de 93,4 mil, bastante próximo da região que está apontada no gráfico acima. A partir daí, o Ibovespa está desenhando um movimento construtivo, e caso ultrapasse os 99,0 mil, atingindo 101,8 mil, e bem possível se estabelecer um trade de compra, não nesse nível, pois será mais bem definido a frente.

A recuperação no Brasil tem reagido como a mais fortes dentro dos emergentes. No gráfico a seguir, apontando as vendas no varejo, estamos localizados no limite superior. Os outros dados também apontam neste sentido. Como comentei recentemente, o estímulo fiscal brasileiro foi forte. A contra partida é que o déficit publico se elevou bastante, e mesmo assim, os políticos querem mais!

Quem não tem Robin Hood vai de Bolsonaro que recentemente levantou a bandeira de defensor dos pobres. Anteriormente era o Lula, que na verdade defendia seu bolso e dava umas migalhas para o povo.

Eu publiquei um post que revela o sucesso de um site para investimento na bolsa, com um nome sugestivo de robin-hood. Tai uma ideia para quem quer lançar um aplicativo com custo zero, para investimentos na bolsa de valores, “Bolsonaro”. Mercado tem e muito, vejam a quantidade de brasileiros que resolveram fazer uma fezinha na bolsa.

O SP500 fechou a 3.483, com queda de 0,15%; o USDBRL a R$ 5,6228, com alta de 0,57%; o EURUSD a € 1,1703, com queda de 0,37%; e o ouro a U$ 1.906, com alta de 0,31%.

Fique ligado!

Comentários