More of the same #SP500

 


Ontem o presidente Biden indicou Powell para um segundo mandato no Fed, mesmo sendo o diretor um republicano. O outro candidato para o cargo era Lael Brainard que, além de democrata, é considerada mais dovish que Jay — apelido também usado nos EUA para pessoas com o nome Jerome. Mas ela não ficou sem nada: Biden a elevou à vice-presidência do Fed.

Como diz o velho ditado, em time que está ganhando não se mexe. A dúvida é se realmente está ganhando.

Desafio os leitores a encontrar qualquer artigo econômico que não contenha a palavra inflação. Eu particularmente tenho evitado tanto ler, como escrever, sobre o assunto, não que não seja importante — ao contrário —, mas me convenci que só o tempo nos dirá se a dita cuja é temporária ou definitiva, o resto são teorias.

Como ambos têm uma mesma visão sobre como conduzir a política monetária — juros baixos —, garantirão consistência ao banco central à medida que a economia dos EUA lida com as consequências contínuas da pandemia e do aumento da inflação.

"Este é uma espécie de time dos sonhos", disse segunda-feira Peter Orszag, chefe de assessoria financeira da Lazard Ltd., em entrevista à Bloomberg Television. "Juntos vocês verão uma aliança e uma combinação ainda melhores."

A Bloomberg, através de seu articulista John Authers, fez as seguintes observações sobre essas escolhas.

O que os mercados acharam disso? Eles claramente pensam que Powell será muito mais hawkish do que Brainard teria sido, por razões que me escapam. O gráfico a seguir mostra o número de aumentos precificados pelo mercado futuro de fed funds, para cada reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, entre agora e fevereiro de 2023. As barras mostram expectativas do mercado em 1º de setembro, antes do susto da inflação atual tomar conta; 9 de novembro, o dia em que saiu a notícia de que Brainard havia sido entrevistada para o cargo principal; sexta-feira passada; e nesta segunda-feira. Em comparação com o "Brainard Day", há menos de duas semanas, o mercado tem um aumento extra até fevereiro de 2023. Estava pronto para dois aumentos quando Brainard estava na disputa, e agora está preparado para três:‎



Isso me parece uma reação exagerada. Ao contrário de Powell, Brainard é democrata de carteirinha, mas tinha acompanhado a maioria em cada voto do Fomc desde que entrou no comitê sete anos atrás. Com a luta contra a inflação agora obrigatória, e com o mercado provavelmente testando qualquer nova cadeira, isso parece um erro de avaliação.

‎No entanto, isso pelo menos indica que Brainard pode ter sido parte da explicação para os rendimentos reais notavelmente baixos dos últimos tempos. É assim que os rendimentos reais de 10 anos se moveram no último mês. Eu juntei a publicação da entrevista de Brainard, a divulgação dos chocantes números da CPI de outubro, e as notícias da nomeação de Powell. De alguma forma, os rendimentos reais subiram 25 pontos base desde o choque inicial com os números da inflação:‎



Há muitos  ‎comentário‎s sobre a decisão em outros lugares neste site, e também pela  internet afora. O significado da decisão pode estar sendo superavaliado, e é justo dizer que Biden fez a escolha‎ segura. Isso provavelmente foi sensato. Esta é uma situação perigosa, o risco de um erro de política ou acidente de mercado é alto, e era duvidoso que valesse a pena adicionar o risco de uma nova cadeira ter uma falha de comunicação com o mercado (o que sempre parece acontecer no primeiro ano de um novo chefe do Fed). Dada a situação, Biden parece ter feito a escolha certa.  ‎Muitos relatórios indicam‎ que a renomeação de Powell era necessária para garantir o apoio de centristas democratas.

‎Você pode encontrar minha própria coluna pós-Powell ‎ ‎aqui‎‎. Minha maior preocupação é que o Fed é agora, sem qualquer dúvida, a entidade econômica mais poderosa do planeta, as decisões que toma sobre a inflação são de grande importância para todos, e, portanto, precisa de uma legitimidade democrática ou política muito maior do que tem atualmente. No entanto, a questão real do que o Fed deve fazer sobre a inflação parece ter sido quase irrelevante para a decisão, embora importe para o sucesso político do presidente, e para os eleitores. Esta não é uma boa maneira de escolher a liderança de um corpo tão importante.‎

A desconfiança em relação a instituições vitais está atingindo níveis assustadores. O último relatório de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan incluiu uma atualização sobre ‎‎o Fed‎‎, do qual pergunta periodicamente. O gráfico, produzido pela BCA Research Inc., mostra que a confiança está caindo:‎



Enquanto isso, como você poderia prever, as buscas pela palavra "inflação" atingiram um alto nível para o ano (falei!) tanto nos EUA quanto no mundo como um todo. O trabalho de Powell é extremamente difícil e importante:


 
Se alguma coisa tem mais poder sobre a economia mundial do que o Fed, pode ser apenas nosso velho amigo coronavírus. Indicadores em tempo real sugerem que a economia se recuperou bem nas últimas semanas. No entanto, o índice MSCI World de hotéis, restaurantes e ações de lazer acaba de cair para uma baixa de 16 meses em relação ao mais amplo MSCI World. O setor de lazer mal recuperou algo dos terrenos perdidos durante a paralisação do Covid-19 na primavera do ano passado:



Todos nós podemos neste momento achar que o coronavírus tem algo a ver com isso. O fato de os países europeus voltarem a recorrer a confinamentos, algo que os políticos certamente não queriam, é difícil de ignorar. Pode-se discutir se os bloqueios são necessários ou corretos, e há muitos outros lugares para discutir isso; o que podemos concordar é que, a curto prazo, os bloqueios são ruins para a economia.

Olhando para a contagem oficial de casos da UE versus EUA, você pode ver que esta última onda é grande — pelo menos em termos de infecções. O gráfico que se segue é de novas infecções por cinco dias. Multipliquei o número dos EUA em 1,37 para dar o número de casos que teria havido se tivesse a mesma população que a UE. A mensagem básica é clara o suficiente:

De alguma forma, a UE está agora em sua pior onda da pandemia, que se aproxima da gravidade da onda de inverno nos EUA. Enquanto isso, as infecções nos EUA parecem ter começado a subir novamente.

A primeira reação das bolsas ontem foi de uma alta ao redor de 1%, mas durante o dia perderam ímpeto, fechando no negativo. Esse comportamento pode ser um pouco surpreendente, dado que já sabiam o que se podem esperar dessa dupla. Acontece que está tendo um burburinho por parte de alguns diretores do Fed, que vêm dizendo ser necessário acelerar o enxugamento anunciado na última reunião, denotando uma clara preocupação com os excessos de liquidez ainda existentes. Outro fator que também conta nesta semana é o feriado do Thanksgiving, com redução da liquidez.

Resumindo: More of the same no Fed  

No post calculando-o-relacionamento, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...”  é possível que a onda (IV) em laranja tenha terminado, e mais interessante, se formou 5 ondas em seguida, conforme destacado na elipse, tudo isso na janela de 1 hora. Todas essas são indicações que um trade poderá ser sugerido em pouco tempo” ...



Ontem eu estava pronto para embarcar num trade de compra do SP500, mas resolvei aguardar o final do dia, onde ocorreu uma retração conforme relatei acima.

Eu venho insistindo ultimamente que é necessária muita cautela com a posição em que se encontram as bolsas. Também tenho insistido que observações em janelas menores podem levar a conclusões erradas quando medidas num prazo maior.



Eu apontei no gráfico as 2 principais dúvidas que existem nesse momento: 1) A mais perigosa diz respeito a antecipação da onda 1 em verde, que se já terminada, estaria entrando na onda 2 em verde, cujos objetivos estariam ao redor de 4.500 (a ser mais bem calculado); 2) A onda IV em amarelo, que teria ainda uma pequena queda antes do seu término.

A outra possibilidade é a que está estampada no gráfico, que levaria o SP500 até 4.900.

Dentre todas essas possibilidades, a que mais preocupa é a primeira descrita acima. Como venho repetindo, meu envolvimento depende muito dos próximos movimentos e de ter uma certa confiança do cenário.

O pessoal do mercado é bastante criativo e gostam de inventar índices. Como a inflação está perturbando quase todos os países e pelo fato da grande maioria ter adotado uma política monetária frouxa, o termo Behind The Curve é visto por todo lado. Mas como comparar se um país está mais Behind que o outro? A empresa de consultoria econômica Oxford resolveu elencar alguns pontos para sua medição colocando um nível de 0 – Ahead Of The Curve, e 10 – Behind The Curve. No gráfico abaixo conxtam somente países emergentes e sob esse critério estamos muito bem só perdendo para a Checoslováquia.

 


O SP500 fechou a 4.690, com alta de 0,17%; o USDBRL a R$ 5,5792, com queda de 0,14%; o EURUSD a 1,1249, com alta de 0,13: e o ouro a U$ 1.789, com queda de 0,85%.

Fique ligado!

Comentários